sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jornal Regional

Primeira Página

Na Página 5 o leitor vai encontrar um resumo bem resumido mesmo sobre uma parte misteriosa da vida do ex-líder operário e condutor da mais famosa greve dos metalúrgicos, nos tempos de ferro e fogo dos militares. Não se sabe como ou por que, mas a greve foi permitida pelo Governo da Ditadura Militar. Não se sabe por que, mas antes da greve Lula não tinha barba, depois ficou conhecidíssima a figura barbuda do líder da greve dos metalúrgicos do ABC. Nas fotos acima, vemos Lula ao assumir o Sindicato e Lula, já na classe A.
                                            Carta importante de Ituverava para o deputado federal Romário Faria, ex-craque da Seleção Brasileira. Veja na Página 4. Na foto acima estão Romário e o ituveravense Marcelo Tas


Este garoto aí em cima, Pedro,
 é nosso entrevistado.
 E que entrevista!
 O leitor vai gostar.
 Página 6.




Página 2
16 anos
José Maurício Amendola

Um dos assuntos polêmicos no Brasil ultimamente é aquele que discute se a maioridade civil deve chegar com 16 anos de idade. Esta discussão me leva longe. Quando eu era do PT, bem entendido, né?, era... era, isto quer dizer que não sou mais há muito tempo, desde o final de 1994.
Naquele tempo participei de um Encontro Nacional do PT em São Paulo, cuja finalidade era fazer indicações do PT para a nova Constituição Brasileira, que seria votada pelo Congresso Nacional em Brasília, em 1988.
Pois, bem. Todos nós fomos distribuídos em dezenas de salas do mesmo prédio e em cada sala discutiam-se as idéias formuladas pelos participantes. Como eu sempre gostei de dar palpites dei o meu também. Propus que o voto eleitoral fosse estendido aos jovens de 16 anos.
Houve muita discussão. A maioria dos presentes foi favorável ao que eu pregava, mas havia um grupo, bem menor, que era contra. E diziam: “Se for aprovado o voto aos 16 anos, logo, logo vão querer aprovar também a maioridade civil aos 16 anos. Onde já se viu uma coisa dessas?”, diziam. E a coisa esquentou mais ainda quando eu falei: “E o que tem isso? Ora, se um cara comete algum crime ele que assuma a responsabilidade e se tiver que ser punido, que seja, uái”. Esse uái deixou em dúvida os companheiros. Se eu seria de São Paulo ou de Minas.
Feita a votação final, a idéia de se dar ao jovem de 16 anos o direito de votar saiu vitoriosa no Encontro do PT. E foi vitoriosa também no desfecho da nova Constituição Brasileira, assinada pelos deputados e senadores de então.
Contei tudo isso porque estamos outra vez às voltas com os jovens de 16 anos. Muita gente está pedindo a oficialização da maioridade das pessoas aos 16 anos. Ou seja, se um rapaz de 16 anos ou mais praticar determinados tipos de crimes ele, o rapaz de 16 anos, terá que assumir a responsabilidade sobre o ato criminal praticado.
Ora, um rapaz de 16 ou mais anos viaja sem os pais ou responsáveis, por esse Brasil afora, e até para outros países, clandestinamente ou não, se aprontar confusão, irregularidades e até mortes, por que ele não pode ser julgado? Só porque tem apenas 16 anos, 17 anos?
A juventude sabe o que é certo e o que é errado. Acho que até uma criança de colo também sabe. Quer ver? Se o nenê joga a chupeta no chão, o pai ou a mãe vai lá, pega a chupeta do chão, lava e e põe na mãozinha da criança, esta pega a chupeta e joga outra vez no chão e o pai ou a mãe pega a chupeta e fala bravo com o nenê, dá a bronca e diz para não jogar mais no chão, a criança faz beicinho e cai no choro...
Ai, meu Deus, porque eu tinha que escrever isso? Agora alguém vai dizer que eu sou um homem mau. Tem gente que vai dizer que eu sou comunista e que eu como criancinha... Meu Deus do céu...SOCORRO!...

Eu, homem?
Maria Novakasotras

Será possível que depois de velha vou ter que virar homem? Nem morta. Que vida besta é essa, que quando a gente está mais prá lá do que prá cá, os de sempre resolvem fazer a gente de gato e sapato? Não vem, não, que comigo ninguém vai me fazer de boba. E por acaso eu tenho lá tempo suficiente para treinar para na minha idade virar homem? Mas, nem morta mesmo. E ainda por cima, ir ao cartório e oficializar o meu casamento com uma sirigaita qualquer.
Ora, de repente os intelectuais, os bonitões da mídia começam a orquestrar que a sociedade precisa extravasar seus sentimentos, suas vontades. Meu  Deus do céu, onde vamos parar com tanta coisa dessas? Olha, estou vendo que mais uns tempinhos, com essa história de homem com homem, mulher com mulher, com tanta propaganda a favor, não vai nascer mais ninguém. Veja só: quando Deus criou o mundo, fez o Adão. Já pensou se só o Adão ficasse por aí, hein, hein, sozinho? Se ficasse só o Adão, quem iria contar as novidades, as coisas para nós? Então, acho que por causa disso surgiu a Eva, que foi tirada do próprio Adão.
Agora, se os homens estão doidos para virarem mulheres, nós mulheres não temos nada com isso, desde que deixem alguns homens prá gente. Desculpem-me o incômodo, mas o pessoal do jornal pediu-me para escrever só 14 linhas. Se eu fosse homem podia escrever 30 ou 40 linhas. Haja saco! Não meu, é claro.
Página 3
Jornal de Sucupira
- Sabe quem eu vi onti? O prefeito.
- U prefeito? Mas, o prefeito memo?
- Olha, eu até votei nele, num conheço ele, mas me disseram
que era o prefeito...Olha, acho que era ele mesmo, pois tinha
até um pessoal sortando foguete em vorta dele...
                               ****
Escola
- Quem cê acha que era da classe C e passô pra classe A?
- O Luizinho, do meu tempo de escola. Ele era burro
que dava dó, mais aí ele fez uns arranjo com os coroné da cidade
e eles puzeram ele na classe A e num tirô o diploma por que num quis...
mas ficô muito rico...
                               ****
Escola
- Óia, gente, hoje eu vou dá a tabuada dos novesfora.
- Professora, novesfora nove quanto fica?
- Depende, se tirá duma veizada só, fica...êêê agora cê me pegô...
                               ****
- Felismino, onde fica o estado de Goiás?
- Ué, professora, fica no mapa...
                               ****
- Jorginho, você precisa estudar mais, você quer ser da classe A, B ou C?
- Puxa vida, professora, num pode ter mais letras?...
                               ****
Saúde
- Olha aqui, você volta a me procurar quando o seu exame ficar pronto.
- Vichi, dotô, então o dotô só vai me vê no ano que vem...
                               ****
- Dotor, eu tô com uma dor na barriga da perna.
- A senhora já ficou grávida?
- Na barriga da perna, não...
                               ****
- Dotô, eu num tô enxergando direito. Tô vendo tudo esquisito.
- Com o olho esquerdo ou o direito?
- Como é que eu vô sabê, pois eu num tô dizendo que eu num enxergo direito?...
                               ****
Prefeitura
- Senhorita, eu queria falá com o dotô prefeito.
- Ele está viajando. O que o senhor queria falar com ele?
- Eu queria falá prele ficá um pouquinho aqui em Sucupira..
Saúde
Marca-passo para o cérebro com Alzheimer

Na Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos, um aparelho elétrico parecido como marca-passo está sendo testado em pacientes com Alzheimer para ver se a estimulação profunda do cérebro ajuda a retardar, interromper ou até reverter o quadro da doença. Usado em pessoas com doenças de Parkinson, o aparelho envia por segundo 130 impulsos elétricos imperceptíveis ao fórnix cerebral – via importante para o aprendizado e a memória.
Os médicos não sabem direito como os impulsos funcionam, mas parece que aumentam o metabolismo da glicose, que é um indicador de atividade cerebral. (Seleções– maio 2013)
Página 4
Este jornal sugere ao deputado Romário apresentar mudança no horário noturno do futebol

Em carta endereçada ao ex-jogador de futebol Romário Faria, agora deputado federal pelo Rio de Janeiro, o diretor do Jornal Regional, jornalista José Maurício Amendola, sugere mudança no horário de jogos de futebol no Brasil. Atualmente os horários de jogos ficam a critério dos interesses das emissoras de televisão, principalmente da Rede Globo.
O melhor é o leitor ler a carta enviada por este jornal e que já está em mãos do deputado Romário.
A carta está assim:
Deputado Federal Romário de Souza Faria
Brasília-DF
Caro Romário,
sou jornalista, residente na cidade de Ituverava, Estado de São Paulo.
Estou lhe escrevendo esta porque acredito que você é um dos poucos, ou o único a se interessar pelo assunto que ora proponho.
É o seguinte: os principais jogos de futebol profissional realizados no Brasil teem seu início às 22,00 horas ou mais, às 22,30 horas, como você sabe tão somente para beneficiar a Rede Globo de Televisão, que, primeiro precisa exibir suas novelas.
Por causa disso, os frequentadores dos jogos nos estádios têm que sair dos estádios altas horas da noite, por volta de meia-noite, muitas vezes acompanhados de filhos menores, inclusive menores de oito anos de idade, necessitando enfrentar vários perigos como transportes e a violência que impera em nosso país atualmente.
Como você sabe, nos demais países os jogos noturnos de futebol têm seu início por volta das 20 horas ou, no mais tardar, às 20,30 horas.
Creio que só você poderá enfrentar uma empreitada dessas. Só você poderá apresentar algum projeto de lei visando fazer com que os jogos noturnos de futebol tenham seu início como nos demais países. Pois, partindo de você, com toda certeza haverá uma enorme repercussão favorável no Brasil e, ao mesmo tempo, o apoio total da população brasileira.

Contando com sua compreensão e o seu apoio para esta causa, que todo o Brasil irá apoiar, subscrevo-me agradecido. José Maurício Amendola
Página 5
Cicatrizes

José Carlos Ficher
Como já disse em outras ocasiões em que escrevi nesta coluna, eu recebo muitas e das mais variadas mensagens pela Internet remetidas por parentes, amigos e correspondentes. Aquelas que me emocionam, me chamam a atenção ou despertam a minha curiosidade, eu as preservo em uma pasta-arquivo intitulada simplesmente assim:  Mensagens Preservadas da Internet.
De vez em quando eu fico “zapeando” esse arquivo e revendo os textos. Hoje eu deparei-me com uma mensagem que, pelo seu conteúdo, me chamou a atenção. Sem saber quem me mandou e nem quem é o seu autor, a mensagem com o título “Cicatrizes”, diz assim:
“Há alguns anos, em um dia quente de verão, um pequeno menino decidiu ir nadar no lago que havia atrás de sua casa. Na pressa de mergulhar na água fresca, foi correndo e deixando para trás os sapatos, as meias e a camisa. Voou para a água, não percebendo que enquanto nadava para o meio do lago, um jacaré estava deixando a margem e também entrando na água.
Sua mãe, em casa, olhava pela janela enquanto os dois estavam cada vez mais perto um do outro. Com medo absoluto, ela correu para o lago, gritando para seu filho o mais alto quanto conseguia.
Ouvindo sua voz, o pequeno se alarmou, deu um grito e começou a nadar de volta ao encontro de sua mãe. Mas era tarde...  Assim que a alcançou, o jacaré também o alcançou.
A mãe agarrou seu menino pelos braços enquanto o jacaré agarrou seus pés. Começou um cabo de guerra incrível entre os dois. O jacaré era muito mais forte do que a mãe, mas a mãe era por demais apaixonada para deixá-lo ir. Um fazendeiro que passava por perto ouviu os gritos, pegou uma arma e disparou no jacaré.
De forma impressionante, após semanas e semanas no hospital, o pequeno menino sobreviveu. Seus pés ficaram extremamente machucados pelo ataque do animal, e, em seus braços, ficaram os riscos profundos onde as unhas de sua mãe estiveram cravadas no esforço sobre o filho que ela amava.
Um repórter de jornal que entrevistou o menino após o trauma perguntou-lhe se podia mostrar suas cicatrizes; O menino levantou seus pés. E então, com óbvio orgulho, disse ao repórter:  “Eu tenho grandes cicatrizes em meus braços também. E eu as tenho porque minha mãe não deixou eu ir”.
Você e eu podemos nos identificar com esse pequeno menino. Nós também temos muitas cicatrizes. Não a de um jacaré ou qualquer coisa assim dramática, mas as cicatrizes de um passado às vezes doloroso.
Algumas dessas cicatrizes são feias e causam-nos profunda dor. Mas, algumas feridas são porque Deus se recusou a nos deixar ir. E enquanto você se esforçava, Ele estava lhe segurando.
Se hoje o momento é difícil, talvez o que está te causando dor seja Deus cravando-lhe Suas unhas para te segurar. Lembre-se do jacaré e muito mais Daquele que, mesmo em meio a tantas lutas, nunca vai te abandonar. Deus certamente vai fazer o que for necessário para não te perder, ainda que para isso seja preciso deixar-lhe cicatrizes.
Lembre-se sempre que você é especial para Deus.

Situação Pessoal (do Lula)
Em 1981...

As posses do cidadão Luiz Inácio da Silva não são muitas. Uma casa não paga, um carro e dois cachorros. Começou com um terreno que adquiriu com o dinheiro da indenização do acidente de trabalho que lhe cortou um dedo.
Lula: “Quando casei a primeira vez, vendi meu terreno e dei entrada numa casa. A Villares (onde ele trabalhava) me emprestou dois mil cruzeiros (dinheiro da época), e além disso eu tinha uns três ou quatros mil cruzeiros de reserva. Quando fiquei viúvo em 71, acabei vendendo a casa e guardei o dinheiro”.
A casa onde Lula mora (naqueles tempos) foi comprada quando se casou com Marisa.
Lula: “Já paguei cinco anos e o saldo devedor é de 400 mil. Atualmente a prestação é de cinco mil cruzeiros por mês (dinheiro da época)”.
De 1980 para cá, Lula não trabalhou em lugar nenhum, não teve uma lanchonete, uma oficina, qualquer coisa que lhe rendesse algum salário.
Isso que o leitor leu acima faz parte de entrevista de Lula a Mario Morel, no livro de 1981, intitulado Lula – O metalúrgico- Anatomia de uma liderança.
Como político, como deputado federal por um mandato e como presidente da República, Lula cresceu na vida e se tornou um homem rico.
Então, isso é verdade, ele saiu da Classe C e passou e se integrou na gloriosa Classe A, a dos ricos.
Página 6
O Jornal Regional entrevista Pedro, mas quem é Pedro?
Este jornal já tinha ouvido falar coisas boas a respeito de um garoto que reside aqui em Ituverava. Ele faz parte de uma família conhecida, mas o Jornal Regional não o conhecia pessoalmente. Propomos-lhe uma entrevista para o jornal, o que ele aceitou sem qualquer questionamento. O Jornal Regional acha que você, leitor, irá gostar de Pedro Sberni Rodrigues e de suas respostas. Ele é filho de Osório Rodrigues Júnior e Ana Sílvia Sberni.Então, vamos à entrevista.
JR- Quantos anos você tem, Pedro? Onde estuda e que série cursa?Tenho 14 anos, estudo no Colégio Nossa Senhora do Carmo- COC, cursando o 9º ano. JR- O que você acha, aluno faz a escola ou a escola faz o aluno? O aluno faz a escola, porém acredito serem necessárias condições mínimas para que o aluno possa fazer a escola, como exemplo materiais completos e professores pagos e qualificados corretamente para que estejam dispostos a exercer seu trabalho.JR- Há os que dizem que o ensino particular é muito melhor que as escolas públicas. E você, o que acha? Por que as escolas particulares são muito melhores que as públicas? Além de não sofrerem com os desvios e corrupções do setor público as escolas particulares pagam seus profissionais melhor, investem em infraestrutura sempre que possível de modo direto, sendo assim natural uma desigualdade muito grande entre os resultados das duas escolas.Sou a favor da federalização das escolas de modo que as escolas continuem com certa “independência”, para que mesmo sendo controladas pelo governo, possam escolher seus professores, seus métodos com grandes investimentos do Estado, como exemplo os royalties do petróleo voltados todos para a Educação. JR- Você acha que um garoto de 16 anos está apto para votar numa eleição? Ele tem direito ao voto?Sim, afinal o garoto nessa idade já deve possuir consciência individual e coletiva dos seus atos, podendo assim escolher o melhor futuro para ele e para sua pátria ou munícipio. Concordo com o voto facultativo nessa idade, pois muitos não se interessam por esse lado e votam pelas melhores propagandas ou tendem para os candidatos “abraçados” pela mídia.JR- Um garoto de 16 anos deveria ser responsabilizado por algum crime praticado?Em alguns casos, pois o Estado prevê seus direitos ao estudo, à vida, à moradia, à saúde, entre outros. Sendo assim, nada mais justo do que ele responder perante a justiça igualitariamente seus atos e seus crimes. Porém, opino que isso deveria acontecer em “certos” crimes, como exemplo os homicídios e outros crimes hediondos. Sei que essa redução da idade não resultará em avanços significativos e acabará expondo mais a sociedade, já que a criminalidade ocorre pela educação precária, pela má distribuição de renda, pelas drogas e até mesmo pela pressão da sociedade consumista, que exclui muitas vezes os mais pobres.JR- Que tipo de conversa você tem sobre religião. Deus?... como você vê?Sou cristão, porém não tenho igreja, poisapesar de serem importantes para inúmeras pessoas e suas fés, ganham poder e acabam se envolvendo com o estado e com outras coisas que devem ser independentes. Analisando a história, vemos igrejas envolvidas em guerras, matando gênios como Galileu Galilei, queimando milhares de pessoas por não se submeterem à sua crença, papel exercido pelas inquisições que torturaram e queimaram até mesmo a própria ordem dos Templários que se submetia ao poder papal. Outro exemplo foi a neutralidade da igreja católica na 2ª guerra mundial perante a matança provocada pelos regimes nazi-fascistas, simplesmente porque Mussolini doou as terras do Vaticano à igreja. Sou contra qualquer acumulo de poder por parte de instituições religiosas e qualquer envolvimento das mesmas com o estado atual. Acredito em Deus e não na igreja, pois a igreja é formada por homens, e homens quando submetidos ao poder podem se corromper. Também sou da opinião de que é de extrema importância uma crença em um Ser superior para todo ser humano, pois assim ele consegue se confortar melhor nas horas de tristeza e pensar mais vezes antes de agir.JR- Você já conversou ou conversa sobre política?Claro, afinal o ser humano é político por natureza. Tento não me prender em críticas generalizadas como muitos fazem, procuro entender o que se passa e buscar sempre o que promova melhoras para a maioria das pessoas presentes no meu país e município.JR- O que você acha de democracia, ditadura, socialismo, comunismo, centro, direita, esquerda, corrupção?  Democracia: Acredito que seja a melhor forma de governo atualmente, porém muitas vezes é falha quando meios de propaganda promovem candidatos e iludem a população, sou também contra a reeleição.
Existem sociedades preparadas e outras não preparadas para a democracia, o Brasil sofre por não estar preparado, porém o modo de governo do povo, pelo povo e para o povo é sem dúvidas o mais adequado para a situação.Ditadura: Sou extremamente contrário a esse tipo de governo, pois não são respeitados direitos básicos do cidadão como seus direitos a liberdade e a políticos. Socialismo: Simpatizo com essa forma de governo, principalmente porque garante igualdade mínima e condições a todos para que todos possam se desenvolver dentro da sociedade e trabalhar em prol de seu país. Porém, no mundo atual, a melhor forma do mesmo seria uma democracia sócio-trabalhista que tivesse um estado forte, políticos que exercessem seus cargos de modo honesto e que utilizassem seus cargos para o desenvolvimento do país não para votar contra os projetos governistas ou da oposição, visasse melhoras para a maioria e condicionasse a todos direitos, seja na saúde, educação ou em até mesmo na criação de empresas e indústrias sendo as mesmas controladas por leis que deveriam ser fortes quanto a produção, degradação do meio ambiente, entre outros. Comunismo: É o ápice das sociedades socialistas, vejo de modo errôneo a expressão de pátria comunista na Coréia do Norte, por exemplo, talvez fascismo (apesar de não existir um racismo nem eugenia previstos) seja o melhor para descrever a sociedade de lá. Centro: A corrente política mais influenciável de todas, desde o início dela na França, porém quando seguem seus próprios objetivos podem fazer um bom governo.Direita: Não me simpatizo com essa corrente, até porque ela tem o objetivo de governar para poucos, deriva da oligarquia e principalmente da ditadura militar. É fraca tanto de argumentos quanto de atos no Brasil, principalmente quando temos como representantes da mesma, Paulo Maluf (procurado pela Interpol), Jair Bolsonaro (procura a cura para os Gays), partidos envolvidos com religião ou com escândalos de privatizações e outros ruralistas que comandam algumas áreas do país que se tornam extremamente subdesenvolvidas e submetidas ao coronelismo. Algumas vezes vemos o PSDB fazendo este papel, o que pode ser denominado como traição do mesmo com sua ideologia da Social-Democracia que se tornou, infelizmente, neoliberal e vem se tornando cada vez mais direitista.Esquerda: Um governo para a maioria, que luta para o desenvolvimento das classes operárias e proletárias, pela liberdade e pela igualdade mínima no país. Atualmente os governos FHC (centro), Lula (esquerda), Dilma (centro-esquerda) proporcionaram inúmeras mudanças para o país como o crescimento econômico de forma acelerada, a estabilidade do papel-moeda,fizeram com que 40 milhões de pessoas subissem à classe média, 20 milhões saíram da pobreza extrema, melhoraram a imagem brasileira no exterior com a independência do Brasil perante o FMI, tornaram o Brasil emergente e símbolo de crescimento, conquistaram até mesmo a Copa e jogos Olímpicos os quais o Brasil irá sediar e vem combatendo a corrupção (apesar da mesma ser muito atuante).JR- Você gosta de ler? Que tipo de leitura? Gosta de música? Diga nomes de músicos e cantores que gosta.Gosto muito da leitura, pois através dela conseguimos nos informar, desenvolver, divertir e até mesmo conseguir uma companhia. Gosto de todos os tipos de leitura, porém não me encaixo em livros de auto ajuda. Destaco as obras de George Orwell que criticava o totalitarismo, principalmente fascista, porém também com certa crítica à Stalin.Quanto à música, gosto muito de rock, principalmente os mais antigos, e música popular brasileira, não gosto da música sertaneja nem do crescente “funk”. Alguns exemplos de meu gosto são “The Beatles”, “Creedance Clearwater Revival”, Led Zeppelin, Frank Sinatra, Simon & Garfunkel, Scorpions, U2, Pink Floyd,Dire Straits, SuperTramp, outros mais recentes como Oasis e Coldplay. Quanto ao cenário nacional, gosto principalmente de Raul Seixas e Chico Buarque, porém também me agradam Geraldo Vandré, Tom Jobim, Legião Urbana, Titãs, Capital Inicial entre outros.JR-Como você avalia a rapaziada de seu tempo? E família, qual seu conceito? Acredito que nós vivemos em um tempo privilegiado, seja pela liberdade, pela tecnologia, pela acessibilidade e a paz no mundo. Hoje em dia temos acesso a muito mais coisas comparado aos tempos anteriores. A informação circula com muito mais facilidade e rapidez, conseguimos mais oportunidades de crescer e desenvolver. Também acredito que por termos essas facilidades, temos a obrigação de combater a fome, miséria e preconceitos tanto do nosso país quanto do mundo. Vivemos em plena liberdade de expressão, pensamento e igualdade de direitos perante a constituição. Devemos utilizar essa liberdade e a grande acessibilidade de modo a preservar as mesmas e fazer o melhor para nossa nação,nos afastando das drogas e da “ignorância’’ política que fez grandes estragos no passado e pode fazer no futuro caso não cuidemos de nossos direitos, deveres e liberdades. Quanto à família, acredito que seja a nossa estrutura, pois nascemos nela, vivemos nela e vamos morrer nela, além disso são nossos familiares nos quais nós podemos confiar já que eles nos criaram e nos amam de verdade. A família é a base que nos cria, que nos torna independentes e proporciona oportunidades e objetivos para o desenvolvimento individual na sociedade atual. Cabe a nós saber respeitar, conciliar e sem dúvidas aprender com ela, usufruindo de cada palavra, principalmente vindas dos mais experientes para poder um dia  conseguir repassar os ensinamentos embasados nas nossas próprias experiências.
Página 7
Memória
Na foto à direita, está o Cine Regina, na Praça 10 de Março, construído por Salvador Cordaro Cruz, Abrão Abdalla e Emílio Henares. Depois o cinema foi vendido e mais adiante ainda se transformou na Igreja Universal. Havia ali, dentro do cinema, um painel muito bonito de autoria do conhecidíssimo pintor italiano Bassano Vaccarini, que fez grandes trabalhos de pintura e escultura em várias cidades, incluindo Ribeirão Preto e Altinópolis. Lamentavelmente, a pintura foi apagada. Ao lado do cinema ficava o Bar Aparecida, do Oswaldo Cavalete, onde a rapaziada se reunia para umas e outras antes de seguirem para os bailes famosos da A.A.I.
Na foto abaixo, à esquerda , está a antiga Prefeitura de Ituverava, situada na Rua Getúlio Vargas, próximo da Praça 10 de Março, bem no centro da cidade, portanto, onde os moradores da cidade podiam a ela se dirigir, pois era perto para todos os ituveravenses. Aí, um prefeito levou a Prefeitura para um lugar bem longe, de difícil acesso para os moradores. Em tom de brincadeira, houve alguém que disse: “Na próxima mudança da Prefeitura decerto vão levá-la para Guará”. Ainda bem que ninguém pensou em mudá-la para mais longe ainda. Ali virou o INSS.
A J.C.Barroso, que já se chamou Dacar, foi inaugurada cerca de quatro vezes, ou seja, cada vez que mudava de endereço havia a respectiva inauguração. Hoje, finalmente, ela está instalada na Avenida Dr. Paulo Borges. Na foto à direita, em uma das inaugurações, usando da palavra está um de seus diretores, na presença do prefeito Orlando Seixas Rego. Aparece na foto também o então radialista José MaurícioAmendola (sem paletó).
Página 8
E onde está o Centro I ?
 Desde que existe centro de saúde em Ituverava, existe o Centro I, também chamado de Posto Central, inclusive pelos próprios funcionários e médicos. Como mostra a foto ao lado, está escrito Centro de Saúde II (dois). O Jornal Regional perguntou a alguns funcionários qual a nomenclatura correta e eles confirmaram que é Centro de Saúde I. “É centro I, aqui é o posto central”, disse um funcionário, “mas colocaram essa placa aí, então não sei...”, adiantou alguém.
Mas, o que a população, os frequentadores do Centro de Saúde Dr. José Ferreira Telles, de Ituverava, querem mesmo é um novo prédio com instalações apropriadas para atender aos pacientes e aos médicos, pois onde se acha o Centro de Saúde é um imóvel que não foi construído para atendimento médico. Ali foi construído, pelo Lions Clube, para ser o Abrigo de Velhos Domingos Ribeiro dos Santos Júnior que se mudou para outro lugar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário