quarta-feira, 18 de maio de 2011

Já pensou se o Lula tivesse estudado?

Transcrevi no nosso Jornal Regional, há muitos anos, "O Sacristão",conto de Somerset Maugham, escritor britânico . É a história de um homem que que tinha o emprego de sacristão numa igreja na Inglaterra. Por muitos anos ele foi sacristão naquela igreja. Era ótimo sacristão, prestimoso, atencioso, honestíssimo, tudo de bom ele tinha. Todos os frequentadores da igreja gostavam dele.
Passados tantos anos, um reverendo descobriu que o sacristão não sabia ler, era analfabeto. Pra que ele foi descobrir isso? O sacristão foi chamado pelo reverendo para ouvir do padre o seguinte: você é ótimo, eficiente, mas infelizmente tenho que demití-lo porque só agora ficamos sabendo que você não sabe ler e nem escrever. E foi demitido do cargo de sacristão.
Ele ficou tristíssimo, desorientado, pois passou praticamente uma vida como sacristão! Saiu pelas ruas da cidade, com o olhar no chão, sem saber o que fazer com o restante de sua vida. Parou numa esquina, pegou a caixa de fósforos, tentou pegar o maço de cigarros. Percebeu que não tinha cigarros nos bolsos. Deu alguns passos em busca de uma venda de cigarros, não achou, procurou mais, e mais, e mais. Não encontrou uma loja que vendesse cigarros e o ex-sacristão percebeu que quase todo mundo por ali passava fumando.
Então, veio-lhe a idéia: e onde essas pessoas, como eu, compram cigarros? Pensou mais: e se eu montasse uma lojinha, uma portinha, com um balcãozinho vendendo cigarros nesta rua, daria para ganhar algum dinheiro para pelo menos pagar minhas parcas despesas.
Fez um esforço sobrenatural e montou um balcãozinho e começou a vender cigarros por ali. O negócio prosperou e ele montou mais uma lojinha em outro ponto, e mais outra, e mais outra, e foi indo, foi avançado no ramo do fumo, cigarros, charutos, cachimbos, tabaco, isqueiros, e de repente, o ex-sacristão ficou rico. Rico nada, ficou milionário.
Alguém, então, comentou que o novo rico era analfabeto. O que ouviu a notícia admirou-se e exclamou: você já pensou se ele tivesse estudado e se formado?
O outro respondeu no ato: ele seria sacristão da igreja...
Dizem os meios de informações que o ex-presidente Lula, que não fez nenhum curso escolar, agora está fazendo palestras para as pessoas mais ricas, para os maiores empresários. Duas, três quatro palestras por mês. Os empresários milionários, os mais ricos do Brasil se reunem num salão de um luxuoso hotel nas capitais para ouvir o Lula com a sua palestra.
Anteriormente, quando o sindicalista Lula se reunia com os trabalhadores, o torneiro mecânico Lula discutia com os companheiros os problemas da categoria. Agora, são outros quinhentos, outros milhões. Agora ele não fala, agora Lula dá uma palestra para os maiores empresários do país. Sabe quanto o Lula cobra? Ouvi falar que ele ganha R$ 250.000,00 (duzentos e cincoenta mil reais) por palestra.
E se o Lula tivesse estudado?

Um comentário: