quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os santos estão em baixa

Há já algum tempo, um amigo que veio de Campinas e aqui ficou pelo resto da vida, isto é, até hoje, fez uma observação sobre Ituverava, minha cidade que virou cidade dele também. Ele disse: como é que esta cidade pode ir para frente se não existe um espírito religioso por aqui. Em todas as grandes cidades, cidades que progrediram e se expandiram, têm nomes de santos em ruas ou praças. E foi citando; Avenida São João, em São Paulo, Rua São Bento, bairro Nossa Senhora das Mercês, Largo de São Bento,  cidades de Santo André, São Caetano, São Bernardo, Aparecida, Santos, São Vicente,  São José do Rio Preto, etc. etc. etc.
O que se sabe, pelo menos estão no livro de Moacir França, histórias contadas de que o nosso Rio do Carmo se chamava Ribeirão do Inferno (veja só, quê tristeza!).
Antigamente tínhamos Farmácia Santo Antônio, Farmácia Sant'Ana, Farmácia Santa Cristina, ainda restam Farmácia Nossa Senhora de Lourdes e Santa Adélia, e a Casa São Vicente.Tinhamos Padaria Nossa Senhora Aparecida, Posto São Luiz, Posto São Pedro, Hotelzinho Santa Rita, Casa Santo Antônio, Vitamina Vamos Com Deus, Hospítal São Jorge, Materiais para Construção Santa Maria, Casa Santa Marta, Padaria São Jorge, Casa Santa Terezinha, Oficina São Carlos, Marcenaria São José.
Com nome de santo, por estranha coincidência, temos também a Fábrica de Vassouras Santa Maria, que progrediu bastante, é uma ótima referência, emprega muita gente e colabora muito com as boas causas da cidade.
Agora não, os santos foram demitidos e em seus lugares estão nomes sofisticados, nomes americanizados, afrancesados, italianados, nomes escolhidos e indicados por especialistas em marketing. Alguém poderá dizer: é, a cidade progrediu!
No livro de Moacir França, que conta histórias de Ituverava, está lá escrito que o padre João Rulli, que construiu a maravilhosa Igreja Matriz e construiu e inaugurou a Santa Casa local, logo que chegou na cidade anotou no Livro do Tombo, ( uma espécie de registro das Paróquias), que a sociedade local era constituída de gente fria, desconfiada, em outras palavras, uma sociedade descrente. Muito tempo depois, Chico Xavier, segundo o vereador, já falecido, Waldir Barbosa de Oliveira, declinou do convite para vir a Ituverava para receber o título pomposo de Cidadão Emérito de Ituverava, alegando Chico Xavier, segundo o vereador Waldir, que não viria a Ituverava porque havia na cidade má influência de muitos espíritos ruíns, maldosos. Isso foi publicado no nosso Jornal Regional, na época. E não houve nenhuma resposta contestando, de Uberaba, embora o jornal tenha chegado lá.
                                              _____________________________________

Pão-duro até na hora da morte
- Minha mulher está aqui?
- Sim, meu bem, estou aqui, perto de você.
- E as crianças?
- Estamos aqui, papai querido.
- E o restante da família, os parentes também estão aqui?
- Estão todos aqui, meu bem.
- Então, por que a luz da cozinha está acesa?..
                                           _________________________________________

3 comentários:

  1. Essa do Chico Xavier,é contestável.Seria dizer que o Chico tinha mêdo de Ituverava.Não acredito.
    Chico era um homem de grande coragem,e de uma bondade infinita.
    Acho que se fosse o caso da tal Nuvem Negra,o Chico seria o primeiro a querer vir aqui clarear as coisas.

    ResponderExcluir
  2. ja ouvi muito dos senhores de idade...e eles sempre falam isso e que o saiu na epoca...e nao duvido nao

    ResponderExcluir