sábado, 26 de novembro de 2011

Jornal Regional - 23 de novembro de 2011


Ituverava viveu uma noite inesquecível com o show “Beatles for IVVI” com a Banda Comitatus

Estão de parabéns os organizadores do mega show apresentado em Ituverava pela banda Comitatus, de São Paulo, considerada a melhor banda cover dos Beatles, que desde 1960 não saem da memória de todo o mundo que gosta de música. A noite festiva foi em benefício do IVVI de Ituverava. A foto mostra um dos momentos da apresentação, contando nesse momento, bem no centro da foto, com a presença de José Milton Alves, o Tikinho, um dos organizadores do evento cultural, que contou também com a participação da Banda Madeireira Brasil que apresentou o show “A viagem no tempo”. Muita gente dançou, cantou e se encantou.
Eleições 2012
Agora só faltam 6 meses para definições

Dezembro não conta, é um mês para viagens, passeios, festas e muitas outras coisas, dezembro não é um mês para conclusões de acordos políticos eleitorais.
Mas, as conversações políticas estão aí, presentes nas bocas e nos ouvidos dos políticos, mesmo sabendo que ainda é cedo, e que tudo que foi conversado fica esquecido. Ou seja, fica para o ano que vem.
José Carlos Miranda (Zezé)
Mesmo assim, o Jornal Regional  não deixa de registrar o que se ouve ou o que se fala por aí. Que o secretário de Obras, Zezé Miranda, tem desejos de ser o próximo prefeito parece não haver dúvida, de preferência com o apoio do prefeito Mário Matsubara, pois, afinal, Zezé Miranda é secretário de Matsubara há sete anos.
Acontece, no entanto, comenta-se por aí que o prefeito estaria procurando um candidato a prefeito do naipe dele, ou seja, um empresário do seu porte. E, com isso, leia-se Busa...César Mendonça...e outros. Cesar Mendonça já disse até a este jornal que não pensa em se candidatar devido aos seus negócios que tem em Ituverava e Goiás.
Luiz Carlos Rodrigues (Busa)
Busa é uma incógnita. Será ou não será o candidato do atual prefeito? Sempre viajando pelo Brasil ou pelo exterior, Luiz Carlos Rodrigues, o Busa, ainda não pôde ser entrevistado pelo Jornal Regional. Muitos comentam que ele será candidato em 2012, outros dizem que Busa não vai deixar seus grandes negócios para se candidatar. Mas, muitos, no entanto, comentam: “se ele não quer ser candidato, por que se filiou ao PMDB na última hora que a Lei Eleitoral permitiu para quem quer se candidatar? Por que?”
Sérgio Cerqueira assume que é candidato a prefeito pelo seu partido, o PT. Mas, ele sabe que em Ituverava não é fácil. O eleitorado de Ituverava vota em candidatos do PT para presidente, para governador, para senador e para deputados, mas não tem votado nos candidatos municipais, tanto que até agora apenas Cerqueira foi eleito duas vezes vereador.
Sérgio Cerqueira
                           
O petista afirma, no entanto, que está no firme propósito de se candidatar a prefeito de Ituverava. “Eu até convidei a vereadora Adriana Lima Machado para ser a minha vice. Ela não respondeu ainda”, afirmou Sérgio Cerqueira.
Acontece que Adriana é mulher do ex-prefeito Lúcio Lima Machado, que pode vir a ser o candidato do PSDB no ano que vem. Em entrevista ao Jornal Regional, Lúcio disse que quer ser candidato, “mas entre querer e ser vai uma boa distância”, disse ele na oportunidade. E por uma coincidência muito grande, Lúcio teria dito que veria com bons olhos o nome de Cerqueira como seu vice, caso Lúcio seja candidato.
Por enquanto é só.


 Jornal de Sucupira

- O Natal ta chegando, não tenho dinheiro e não sei como vai ser.
- Vai ser um Natal sem dinheiro, ué...
                               ****
- Cê viu o tanto de ministro que a Dilma dá botando pra fora?
- E você quer me falar que ela não sabia quem era esse pessoal?...
                               ****
Confusão
- Lula, você que tem experiência em sindicato de trabalhadores,
quantos metalúrgicos você acha que tem em São Bernardo?
- Olha, companheiro, se não estiver enganado tem umas cem mil
cabeças de gado.
- Lula, estou falando de sindicato de metalúrgicos.
- Desculpe, companheiro, pensei que era assuntos de fazendas...
                               ****
Escola
- Meninos, vocês vão fazer uma redação sobre a administração do doutor prefeito.
- A senhora quer que elogia ou que mete o páu?...
                               ****
- Queridos alunos, não sei se vocês estão sabendo, mas professores não podem mais
dar um tapinha de nada no aluno, não podem mais dar um gritinho contra os alunos, os
professores não podem mais pegar aquela reguona que está ali no canto, e o mais importante: não podem mais os professores nem pensar em reprovar um aluno, por mais burro que ele seja.
- Tia, vou denunciar a senhora porque chamô nóis tudo de burro...
                               ****
Show
- Cê ficô sabendo? Vi falá que os Bitos viero cantá aqui em Sucupira.
- Num é os Bitos, não. É um pessoal que comi tatu...
                               ****
- Credo! O Parmera ta apanhando mais que vaca na horta.
- Tô pouco ligando, nunca vi vaca apanhá na horta...
                   ****
- Dotô-prefeito, a cidade tá muito suja.
- Olha aqui, eu vou de casa na prefeitura, da prefeitura em casa, todos os dias,
e não vejo nada disso...
                               ****
- Cê viu? Sucupira agora vai ter 13 vereadores e não 9.
- É que tá sobrando muito laranja na cidade...
                               ****
De volta para a Vida
...quando ninguém mais acredita a vida recomeça...
Ainda há esperança para as famílias que desejam salvar das drogas um de seus integrantes, ou pelo menos tentar salvar, do maior problema social existente no mundo todo, inclusive no Brasil, problemas existentes nas camadas pobres, nas médias e nos mais altos setores da sociedade brasileira. As dificuldades que cada família enfrenta com esses problemas, que lhes trazem enormes sofrimentos, causados pelos viciados em bebidas alcoólicas e todos os outros tipos de drogas, os horrores que têm que enfrentar tanto dentro de suas próprias casas como nas ruas, não se resolvem por si. É preciso que haja um esforço maior e dirigido especialmente para a recuperação e a reintegração social das pessoas que se tornam dependentes químicos.
O Instituto Caminho Para Vida é um Centro de Recuperação para pessoas que perderam o domínio sobre si mesmas, que perderam o domínio da vida devido a dependência do álcool ou das drogas. O programa de reerguimento social desses pacientes tem por objetivo o resgate da fé, da dignidade, do autoconhecimento, e da honestidade, dentre outros. O programa é totalmente aberto, honesto e não usa medicamentos para a recuperação dessas pessoas que querem e precisam voltar à cidadania. Assim sendo, os internos, sejam homens ou mulheres, do Instituto Caminho Para Vida adquirem plena consciência da sua doença, do seu estado psíquico, e aprendem a cuidar da sua saúde. E, com isso, procuram evitar recaídas.
Segundo a direção e o corpo de auxiliares, inclusive o corpo clínico formado por médicos e psicólogos, o sucesso do programa do Instituto Caminho Para Vida depende dos próprios internos e das próprias internas. Alexandre dos Santos Freitas, participante da equipe de tratamento, lembra que “quem busca a nossa ajuda deverá ter desejo absoluto de ser ajudado”.
O corpo clínico é composto por Dr. Ibraim Tannous Fawam, médico, e pelas psicólogas Drª. Rayssa Gomes Henrique da Silva e Drª. Lúcia Cristina Dias.
Como é o trabalho de Recuperação
A Metodologia de Trabalho da clínica Instituto Caminho Para Vida, obedece métodos terapêuticos, que incluem: Laborterapia – Tarefas pré-definidas com responsabilidades de limpeza geral, horta, preparo das refeições, manutenção dos pertences e pequenos reparos. Estas atividades estabelecem hábitos e funções integradoras que estão presentes no dia-a-dia normal.
Conscientização – Terapia diária, que conta com o Programa dos 12 Passos do Cristão, como a Terapia Racional Emotiva, gerando autoconhecimento e a compreensão das razões e causas que levaram as pessoas à dependência química.
Videoterapia diária – Filmes terapêuticos e pedagógicos que tratam de questões ligadas ao uso de drogas, facilitando ao paciente a reflexão.
Esportes – Atividades físicas ajudam na integração do corpo, mente e alma. O lazer é descontraído para resgatar a confiança e a importância das relações interpessoais.
Espiritualidade – A clínica é de índole cristã e segue a doutrina da Congregação Cristã no Brasil. Dentro do cronograma, semanalmente há liberdade aos que se identificam de comparecerem à Igreja. Com isso, há maior contato com o Poder Superior, sendo esta a coluna principal do tratamento no Instituto Caminho Para Vida.
Danielli Pereira Dantas Freitas, diretora-presidente da clínica, lembra: “Nossa meta é tratar, e não curar. Motivamos a compreensão da doença e a manutenção da sobriedade pela mudança no comportamento, e novos recursos emocionais ajudam a evitar a recaída”.
Área externa-Unidade Feminina
Ituverava
Vista aérea-Unidade Renascer
Miguelópolis

Unidade Feminina-Ituverava
Unidade Renascer-Miguelópolis



Unidade Acreditar
Guaimbê/Marília
O tratamento nas clínicas do Instituto Caminho Para Vida é em regime de internato, com atividades de assistência psicossocial e à saúde de portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química. O período de internação é de seis a nove meses.

  Mensagem do orador da turma na formatura do Curso de Medicina da PUC do Paraná em 2010
José Carlos Ficher

José Carlos Ficher
Na edição anterior deste jornal, na ocasião do Dia dos Professores, que se comemora no dia 15 de Outubro, transcrevi a mensagem ‘A extinção dos professores’.  Hoje, embora com um pouco de atraso, mas ao ensejo do Dia do Médico, que se comemorou no dia 18 de outubro, transcrevo da Internet o que foi lido pelo orador da turma do Curso de Medicina da PUC-PR em 2010. 
A linda mensagem diz assim:
“Boa noite a todos.
“Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade! Deus é esse médico, o médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano.
Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por Ele, e Ele entende e conhece a Sua criação melhor do que todos.
Que médico mais excelente poderia existir? Deus é o primeiro cirurgião da história. A primeira operação? Uma toracoplastia, quando Deus retirou uma costela de Adão e dela formou a mulher.
Deus é o melhor obstetra especialista em fertilização que já existiu, pois concedeu a Sara, uma mulher que além de estéril,  tinha a idade avançada e já estava na menopausa há muito tempo! Ele também é o primeiro anestesista, porque, antes de retirar aquela costela, fez um profundo sono cair sobre o homem.
Jesus, o Filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro pediatra da história, pois disse: ‘Deixem vir a mim as criancinhas, porque delas é o reino de Deus´. Ele também é o maior reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente, uma osteoartrite das articulações interfalangianas.
Jesus é o primeiro oftalmologista, pois realizou em Jerusalém o primeiro caso de cura de dois cegos de nascença. Ele também é o primeiro emergencista a realizar, literalmente, uma ressuscitação cardio-pulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer `Lázaro, vem para fora!’, e pelo poder delas, ressuscitou seu amigo que já estava falecido havia 4 dias. Ele é também o melhor otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo. Seu tratamento?  O poder do seu amor.
Jesus também é o maior psiquiatra da história; Há mais de 2 mil anos curou um jovem com distúrbios do pensamento e de comportamento!
Deus também é o melhor ortopedista que já existiu, pois, como nos relata a Bíblia, juntou um monte de ossos secos em novas articulações e deles fez um grande exército de homens. Sem contar quando Ele disse a um homem coxo: ‘Levanta, toma a tua maca, e anda!’, e o homem andou. O tratamento ortopédico de quadril mais efetivo relatado na história.
A primeira evidência científica sobre hanseníase está na Bíblia. E Jesus é o dermatologista mais eficiente da história, pois curou instantaneamente 10 homens que sofriam dessa doença. Ele também é o primeiro hematologista, pois com apenas um toque curou a coaguloplastia de uma mulher que sofria de hemorragia havia mais de 12 anos e que tinha gastado todo o seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.
Jesus é ainda o maior doador de sangue do mundo. Seu tipo sangüíneo?  ‘O’  negativo, ou, doador universal, pois nesta transfusão, Ele ofereceu o Seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da Sua morte na cruz e de Sua ressurreição, deu a todos os que O recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus!
E para ter este grande presente, que é a salvação, não é necessário fazer nada, apenas crer e receber!
O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes!  Jesus fez isso por nós. Ele é um médico que não cobra pelos Seus serviços, porque o presente gratuito de Deus é a vida eterna! 
No Seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir o seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir!
O tratamento que Ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na terra e mais uma eternidade inteira ao Seu lado no Céu!
O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente Dele e receber esta salvação, e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver! Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até Deus a não ser por Ele.
Seu nome é Jesus.
A este Médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão! Muito obrigado!”.
18 de Outubro, Dia do Médico.

Voltei
Maria Novakasotras
 Que título sugestivo, não? Fiquei tanto tempo fora, fora mesmo, pras Europa. Vi muita coisa bonita, tanta coisa que nem me lembrava mais de que tinha que voltar. Sabe o que eu vi na Europa? Na Itália fiquei encantada com o Coliseu de Roma. Na Espanha, em Madri, fiquei encantada com as touradas. Na França, em Paris, ah Paris!,a Torre Eiffel e em Londres, deu tempo de eu dar uma olhadinha na hora que a rainha, a Elisabeth, acabava de entrar na carruagem. Ainda deu tempo de eu ver um pedacinho da bunda dela, de roupa, é claro, pra falar a verdade, muita roupa.
Em Portugal, na querida e fraternal Lisboa, depois de uma boa bacalhoada cantaram e dançaram um fado só pra mim. Só estava eu lá naquela hora. No Vaticano vi o Papa, lá naquela janela. Ele abanou a mão e acho que foi pra mim, porque depois que abanei a mão ele abanou a mão outra vez. Uma beleza!
Olha só que pedacinho me deixaram para escrever! Ah, não, me fizeram vir correndo, deixei mil e uma coisas pra ver e veja só, umas míseras quinze linhas. Ah, não.
Quando eu era uma menina, a professora mandava fazer uma redação de trinta linhas, às vezes até 40. Puxa vida, agora que sou adulta e ponha adulta nisso, e que tenho tanta coisa para contar do mundo, vem o chefe e dá a ordem: não passe de quinze linhas. Por desaforo não passo das 14.

Aperitivo Filosófico
Os Cínicos
   Conta-se que, um dia, Sócrates parou diante de uma tenda do mercado em que estavam expostas diversas mercadorias. Depois de algum tempo, ele exclamou: “Vejam quantas coisas o ateniense precisa para viver!”. Naturalmente ele queria dizer com isto que ele próprio não precisava de nada daquilo.
   Esta postura de Sócrates foi o ponto de partida para a filosofia cínica, fundada em Atenas por Antístenes – um discípulo de Sócrates - por volta de 400 a.C.
Os cínicos diziam que a verdadeira felicidade não depende de fatores externos como o luxo, o poder político e a boa saúde. Para eles, a verdadeira felicidade consistia em se libertar dessas coisas casuais e efêmeras. E justamente porque a felicidade não estava nessas coisas ela podia ser alcançada por todos. E, uma vez alcançada, não podia mais ser perdida.
   O cínico mais importante foi Diógenes, discípulo de Antístenes. Conta-se que ele – Diógenes – vivia dentro de um barril e não possuía mais do que uma túnica, um cajado e um embornal de pão. (Desse jeito não era nada fácil roubar dele sua felicidade!). Um dia, quando estava sentado ao sol junto ao seu barril, recebeu a visita de Alexandre Magno. Alexandre aproximou-se do sábio, perguntou-lhe se ele tinha algum desejo e disse-lhe que, caso tivesse, seu desejo seria imediatamente satisfeito. Ao que Diógenes respondeu: “Sim, desejo que te afastes da frente do meu sol”. Com isto Diógenes mostrou que era mais rico e mais feliz do que o grande conquistador. Ele tinha tudo o que desejava.
   Os cínicos achavam que as pessoas não precisavam se preocupar com a saúde, nem mesmo com o sofrimento e com a morte. E elas também não deveriam se atormentar com o sofrimento dos outros. Hoje em dia, quando empregamos as palavras “cínico” e “cinismo” estamos nos referindo, na maioria das vezes, a apenas este aspecto: o da imprudência, da insensibilidade ao sentir e ao sofrer do outro.
- Trecho do romance O mundo de Sofiado escritor norueguês Jostein Gaarder, editado em 1991 e publicado no Brasil em 1995 pela Cia. Das Letras -
  
 Memória

Para quem chegou a ver é uma boa recordação. E para quem nunca viu é um bom momento para ficar sabendo. As duas fotos mostram dois trechos da Praça 10 de Março. No banco do jardim estão da esquerda para a direita Guido Del Guerra, relojoeiro, irmão de Túlio Del Guerra, no meio está Luiz Soares, o caçula da família do médico Dr. José Aníbal Soares de Oliveira, e, em seguida Leonardo Lorécchio, bancário aposentado que está aí ainda para contar e confirmar as histórias e os casos de Ituverava. A foto mostra ainda, no fundo, a construção da Estação Rodoviária, que ficava nesta praça.
Na outra foto os personagens são os mesmos, mas o cenário mostra um detalhe importante: o monumento histórico do centenário da Independência do Brasil, inaugurado no dia 7 de Setembro de 1922, que este Jornal Regional já reclamou sobre o seu destino, mas parece que ninguém sabe, ninguém viu...


A cidade está crescendo...


 Se se juntassem os prédios mais altos espalhados pela cidade, como na foto ao lado, poderia Ituverava, até ser confundida  com um pedacinho de Ribeirão Preto. Ou não?!
                               


2 comentários: