quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Salário de Vereadores



O “Jornal Regional” está incluindo aqui uma notícia muito importante sobre o salário de vereadores de todo o Brasil. Trata-se de um projeto que está para ser votado no Senado e diz respeito à extinção do salário dos vereadores de municípios de até 50 mil habitantes de todo o Brasil. Caso seja aprovado o projeto pelos senadores, Ituverava e todos os demais municípios com até 50 mil habitantes não precisarão mais se preocupar com os gastos com os vereadores. Além disso, será bastante diminuída a verba gasta com a manutenção das Câmaras Municipais, pois não haverá mais a figura dos assessores do vereador, além de outros gastos, como viagens, etc.

PROJETO PROPÕE EXTINGUIR SALÁRIO DE VEREADORES EM CERCA DE 90% DAS CÂMARAS MUNICIPAIS DO PAÍS
Tramita no Senado Federal uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece o fim da remuneração de vereadores em municípios com até 50 mil habitantes. Caso ela seja aprovada pelo Congresso Nacional, a PEC 35/12, de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), afetará cerca de 90% das câmaras municipais em todo o país.

A proposta aguarda avaliação do de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, caso for aprovada, segue para análise do Plenário.
Vereadores nas cidades com menos de 50 mil habitantes não receberão salário, de acordo com a PEC
A idéia é que os vereadores passem a assumir o cargo devido à "sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua capacidade profissional". Dessa forma, pretende-se selecionar candidatos comprometidos com o desenvolvimento local, a ética e o interesse público, segundo a justificação da proposta.
Estamos seguros de que sua adoção causará impactos positivos consideráveis, tendo em vista que 89,41% dos municípios brasileiros possuem até 50 mil habitantes. Dessa forma, pouco mais de 600 municípios brasileiros continuarão a remunerar seus vereadores", afirma o senador. A PEC também propõe limitar em no máximo 3,5% da arrecadação municipal o total da despesa das câmaras de vereadores dessas cidades”, afirmou o senador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário