sábado, 21 de julho de 2012

Jornal Regional- 21 de julho de 2012


Esta crônica já foi publicada no Jornal Regional, há bastante tempo, e uma leitora pediu sua reprodução, o que estamos fazendo agora.

E se a lua cair?

José Maurício Amendola

Taí uma coisa que me impressiona bastante. É essa Lua que a gente vê no nosso céu, seja aqui em nossa cidade seja nos maiores centros do planeta. Ilumina tudo aqui na Terra sem cobrar um tostão. A gente não precisa pagar taxa e nem contribuição qualquer para cobrir rombo nenhum. Os americanos dizem que já foram lá, mas muita gente começa a desconfiar e tem aqueles que não acreditam de jeito nenhum naquela filmagem que mostra o astronauta descendo, pisando e andando na Lua. Muitos americanos já duvidam disso, acham que foi uma montagem feita na época em algum computador, como continuam fazendo hoje.
                Ainda agora a televisão se esforçou muito pra gente ficar olhando pro céu durante uns três dias. Vou confessar: meu pescoço chegou a doer, principalmente quando Marte ficava bem em cima da gente. Disseram que seria melhor se tivéssemos um ótimo binóculo ou, melhor ainda, um bom telescópio. Ainda bem que deixaram para falar isso só nos últimos dias, porque se não estaríamos enfiados em nova dívida para comprar o telescópio. Se houvesse mais tempo, talvez as lojas anunciassem “compre agora o seu telescópio e comece a pagar só no próximo encontro da Terra com Marte...”
                Bem, brincadeiras à parte, fico pensando sempre que olho a Lua no céu, lá longe. E se a Lua caísse algum dia? Sei que vai ter gente que vai dizer que isso nunca vai acontecer. Que sou um bobo alegre, coisa e tal.  Muito bem, nunca irá cair, mas vem cá, convenhamos, e se ela cair, despencar lá de cima? O que será que pode acontecer?
                Dizem os entendidos que se tal acontecer vai ser uma catástrofe. Nem precisa os entendidos nos alertar. Quem não sabe disso? Há muitos anos, em 1968 mais ou menos, uma bola de fogo cruzou Ituverava, provocando um barulhão e uma luminosidade extraordinária. Quem viu ficou assustadíssimo. Eu não vi porque estava numa reunião de diretores de futebol na Associação Atlética Ituveravense. Mas quem viu, tremeu de medo.
                Era uma pequena bola que caiu num campo aberto em Buritizal. Técnicos da USP foram chamados e levaram o objeto para ser analisado. A bola de fogo era uma lasquinha de um meteorito que se desprendeu, entrou na atmosfera terrestre e veio cair justo aqui em cima da gente, fazendo um barulho danado e assustando quem viu. Tá vendo só?!
                 Então, eu fico pensando. Deixem essas coisas que estão no céu como foram encontradas, puxa vida. A Terra é enorme, pra que procurar encrenca? A Lua, que já foi dona do romantismo mais puro, hoje é olhada como um objeto qualquer. Da Lua romântica só restaram algumas músicas, como  Blue Moon, linda canção cantada por qualquer cantor, mas, especialmente por Tony Benett.
                Agora, não vá você ficar olhando pra Lua a noite inteira, imaginando que ela irá cair a qualquer momento. Tudo tem a sua hora. Da mesma forma que para a formação da Terra teve a sua hora. De certo, para acabar, também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário