segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

JORNAL REGIONAL, 30 DE JANEIRO DE 2016

Primeira Página
Será que Lula “morre” na praia?

Até parece brincadeira. Quantas acusações de corrupção estão sendo direcionadas ao ex-presidente Lula!!! Ultimamente ele aparece dono de um sonho de triplex no Guarujá que, depois de pronto, já sofreu uma reforma fantástica envolvendo alguns milhares de reais. Lula e Marisa foram vistos ali conforme declarações de pessoas que trabalham na obra, e cada vez que ele e a mulher vão ali no Condomínio Solaris, segundo os mesmos informantes, um séquito de seguranças o acompanha e o condomínio fica interditado aos moradores dos restantes apartamentos para que Lula e Marisa possam acompanhar as reformas. Ministério Público de São Paulo intimou o ex-presidente Lula e sua mulher Marisa para prestarem depoimento como investigados. Mas Lula afirma que ali não é dele.  

Até parece domingo
...ou sexta-feira da Paixão, ou dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo, de tão vazia que estava a principal avenida da cidade, a Dr. Soares de Oliveira. Vazia mesmo, em plena quinta feira, por volta das 14 horas, em pleno horário comercial e bancário. Ninguém na avenida, ninguém nas calçadas, nenhum veículo havia; carros, caminhões, ônibus, bicicletas ou motos. Estas, apenas algumas, estacionadas na calçada, sem gente por perto ou longe.
Se até em centros grandes e em várias capitais a crise já amedronta as pessoas, faz a conta em cidades pequenas, onde quase não existem indústrias e o mercado de trabalho se restringe à área comercial.
Com a situação crítica da economia brasileira, e a crise moral em que vivem nossos governantes em todos os níveis, automaticamente o comércio é o setor mais afetado na vida do país.
Diante da situação porque passa o Brasil, cabe às lideranças públicas e privadas municipais se encontrarem no sentido de chegar ao melhor caminho para recuperar o tempo perdido, e não perder mais tempo aguardando que os políticos de Brasília resolvam nossos problemas.


 Na página 6 o leitor poderá acompanhar o trabalho oferecido pelo Colégio Objetivo de Ituverava com respeito ao Ensino a Distância da UNIP. Na foto acima estão o diretor do Colégio Objetivo Rômulo Zanella, professores e formandos da UNIP.
Página 2
A pessoa certa
José Carlos Ficher
O texto abaixo circula já há algum tempo pela Internet.  Trata-se de uma crônica que fala sobre o relacionamento entre as pessoas e as maneiras com as quais podemos fazer o outro feliz e, ao mesmo tempo, sermos felizes também por isso.
Sem identificar o autor, a mensagem com o título “A pessoa certa”, diz assim:
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de encontrar a pessoa certa para que saibamos, ao encontrá-la, agradecer por esta benção.
Quando a porta da felicidade se fecha, outra porta se abre. Porém, estamos tão presos àquela porta que não somos capazes de ver o novo caminho que se abriu.
O melhor amigo é aquele com quem nos sentamos por longas horas, sem dizer uma palavra, e ao deixá-lo, temos a impressão de que foi a melhor conversa que já tivemos.
Ao darmos a alguém todo o nosso amor nunca temos a certeza de que iremos receber este amor de volta. Não ame esperando algo em troca, espere para que este sentimento cresça no coração daquele que você ama. E se isto não ocorrer, esteja feliz por este sentimento estar crescendo em seu coração.
Em questão de segundos nos apaixonamos por alguém, mas levamos uma vida inteira para esquecer alguém especial.
Não busque boas aparências; elas podem mudar. Só precisamos de um sorriso para transformar um dia ruim em um bom dia.
Encontre aquela pessoa que faça seu coração sorrir. Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.
Sonhe com aquilo que você quiser, vá para onde você queira ir, seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos. Tenha felicidade bastante para fazer sua vida doce, dificuldades para fazê-la forte, tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aprecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram, para aqueles que se machucam, para aqueles que buscam e tentam sempre e para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.
O futuro mais brilhante sempre estará baseado num passado esquecido; você só terá sucesso na vida quando superar os erros e as decepções do passado.
Quando você nasceu, você estava chorando e todas as pessoas ao seu redor estavam sorrindo. Viva de um modo que, ao morrer, você seja aquele que esteja sorrindo enquanto todos à sua volta estejam chorando.
E o mais importante: viva na presença de Deus quando seu tempo na terra acabar. Aproveite seu tempo agora para conhecê-Lo e aprender quem Ele é e quem Ele quer que você seja enquanto você está aqui neste mundo.
Nunca perca a oportunidade de fazer melhor o dia de alguém.







Nova campanha 2016 do CCAA
Desconto especial para novos alunos.
            Responsável por contribuir para a autoconfiança de seus alunos em falar inglês e espanhol em qualquer lugar do mundo, a metodologia de ensino do CCAA é o grande destaque da campanha de 2016. A campanha traz a assinatura “Quando você vê, you are speaking e conta com forte presença nos principais canais de TV aberta e fechada, mídia online, material PVD, mídia impressa, outdoor, busdoor e mala direta.
“Através de pesquisa com a rede franqueada e com os alunos, é claro perceber como o CCAA é querido por seus alunos e com eles conseguem identificar valor na nossa metodologia, pois isso se reflete na forma como aprendem. Eles veem que seu aprendizado acontece de forma natural e que, quando se dão conta, já estão falando o novo idioma. Esse insight tão rico foi traduzido publicitariamente pela NBS, nossa agência de criação, como: Quando você vê, you are speaking”, explica José Cazar, Gerente de Marketing do CCAA.
“A campanha tenta capturar aquele momento mágico que acontece com todo mundo que está aprendendo uma nova língua: a hora em que você se dá conta de que está, efetivamente, falando com desenvoltura. E mostramos, de maneira divertida, que não tem nada de magia, tem 100% a ver com o método e qualidade de ensino do CCAA”, comenta Amauri Faria de Oliveira, diretor do CCAA de Ituverava.
                                                                           Sobre o CCAA
O CCAA atua no segmento de ensino de idiomas há 55 anos, contribuindo para o fortalecimento intelectual e emocional dos seus alunos, tornando extremamente simples a sua comunicação com pessoas de todas as partes do mundo, por meio do ensino efetivo de idiomas por método próprio, original e inovador, capaz de fazer do aprendizado uma experiência única e prazerosa.
                Além do Brasil, o CCAA também está presente nos Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Portugal, México, Itália e El Salvador.
                                                                              Matrículas
O comercial abre as matrículas do CCAA para o primeiro semestre de 2016. Para novos alunos, o CCAA de Ituverava oferece desconto especial de 20% durante todo o semestre. Aqueles que matricularem no mês de janeiro parcela o pagamento do curso em até 6 vezes, sem taxa de matrícula. As aulas começam no dia 15  de fevereiro.
O CCAA oferece cursos para todas as idades e em Ituverava tem à disposição dos alunos o “Kids’ Course”, voltado para crianças; o “Preteen Course”, para pré-adolescentes e o “Teen Course”, para adolescentes e adultos.
Maiores informações podem ser obtidas no CCAA, à Rua Cap. Antonio Justino Falleiros, 140 – Centro – Tel.: 3729-3972
Página 3
Eleições 2016
Pesquisa para prefeito
 O colunista José Roberto Toledo publicou no jornal O Estado de S. Paulo, de 4 de janeiro último, uma pesquisa exclusiva feita pelo IBOPE para saber como andam as intenções de voto do eleitorado para prefeito das cidades brasileiras. De acordo com o Ibope, menos de um terço dos brasileiros pretende votar no prefeito da cidade onde mora (22%), ou no candidato do atual prefeito (8%).
Segundo José Roberto Toledo, colunista do Estadão, o resultado da pesquisa do Ibope é ruim para quem está no poder, mas, diz ele, poderia ser pior. Cerca de um terço do eleitorado está indeciso, contrariado com todos os partidos.
Como será uma campanha curta e oficialmente sem doações empresariais, provavelmente candidatos mais conhecidos podem levar vantagem, segundo analistas. A tendência oposicionista reflete problemas locais e a crise brasileira atual, mas a pesquisa mostra que uns prefeitos terão mais dificuldades do que outros. Por exemplo, no Sudeste poderá acontecer vitória da Oposição (42% contra 24%), isso dependendo do partido do atual prefeito.
Os prefeitos petistas (17%) e seus candidatos (5%) têm, em média, apenas 22% de intenção de voto, contra 33% declarados para candidatos da Oposição.
Segundo a análise de Toledo no Estadão, a situação talvez seja pior ainda para o PMDB.
De acordo ainda com o artigo de José Roberto Toledo, pode-se imaginar que com a crise no Governo Federal o PSDB poderia ser o mais beneficiado nas eleições municipais, mas tal não ocorre no momento, prevê-se.
Nos municípios do Interior, 44% dos eleitores declararam preferência por um candidato a prefeito da Oposição à atual administração.
“Teoricamente – diz José Roberto Toledo no jornal O Estado de S. Paulo – a diferença de 11 pontos a favor da Oposição detectada pelo Ibope seria suficiente para um oposicionista conquistar a prefeitura. Mas isso só acontecerá se a Oposição se unir. Com 37% das intenções de votos nas cidades de até 50 mil habitantes, o governista tende a vencer se os 40% de oposicionistas se dividirem entre dois ou mais candidatos”.

A esperança é a última que nasce
Maria Novakasotras
A pessoa estava para ir pro beleléu. Chegou pertinho. Mas não chegou ao beleléu. Depois de um bom tempo o cara contou a história para uma pessoa que ele nem conhecia. Bem feito, quem mandou contar casos a pessoas que nem conhece, ainda mais a pessoas que não conhecem e nem sabem onde fica o beleléu? Bem feito.
E você que está lendo aqui, agora, sabe onde fica o beleléu? Não sabe também, não é? Se não sabe penso que vai ser difícil entender o que tenho para contar.
Hoje a maioria das pessoas não sabe nada, não tem assunto, os assuntos já vêm prontos, não há necessidade de se pensar para responder, para conversar. Ou é “deu na televisão” ou “deu na internet”. Qualquer coisa que sai da boca das pessoas já serve, mas o que adianta se quem fala e quem escuta não entende do que estão falando? Hein, fale a verdade, o que adianta?
Quer ver uma coisa? Outro dia eu estava conversando com um amigo. Bem entendido, digo amigo por dizer, porque num ano inteirinho eu conversei com tal pessoa uma ou duas vezes no máximo. Mas a gente diz amigo, porque senão a gente vai dizer o que? Então, amigo ou não, o cara vira amigo.
Espere aí, não desiste não. Ainda vou chegar ao que desejo lhe dizer. É o seguinte.
Você já notou que as pessoas têm a mania de dizer como é que faz para resolver os problemas do Brasil? É porque tem que fazer isso, tem que fazer aquilo, pêpêpê, pápápá, e o nosso querido e amado Brasil vai só afundando...afundando e os políticos só vão subindo...subindo...até não haver mais espaço para subir. Outro dia escutei um cara dizendo que precisa tirar a Dilma e fazer nova eleição, esquecendo-se que temos um vice-presidente, o tal do Michel nada a Temer. Afinal, o vice-presidente é amigo tanto dos de cá como os de lá, e deixa a abóbora lascar, como diz o outro.
Outro dia, como é? Já falei outro dia? Ora, mas agora já é outro dia, meu chapa. Por isso mesmo que o pessoal diz que eu tenho muito argumento. E vou lhe falar: tenho mesmo, argumento é que não me falta, argumento prá dar e vender, só que agora não estou vendendo nada. Época de crise. Crise provocada pelos dois lados, os de cá e os de lá.
E é fácil resolver isso, essa crise. O Brasil é um mundão, dá bem pra dividir isso. Os do norte e nordeste ficam pro PT e os outros ficam pros contras, e estamos conversados, ora bolas. E a Seleção? Isso mesmo, a Seleção pra quem fica? Para os de cima ou para os de baixo? Esse é que pode ser o grande problema do nosso querido Brasil de hoje, pra quem fica a Seleção Brasileira? Para o Brasil de cima ou para o Brasil de baixo? Eis a grande questão. Isso vai acabar sendo discutido e resolvido pela OEA.
OEA? Que é isso? Não é FIFA? Ora, Organização dos Estados Americanos ou se preferir a OTAN.
Éééé, precisa ter argumento para conversar hoje em dia, não é só abrir a boca não. É preciso argumento, se você não tem argumento só o Bonner que fala. É sim, só o Bonner, você sabe quem é o Bonner, né? Ora, o Bonner, o Willian. Quê Willian? Mas no Heraldo, no Heraldo Pereira você já ouviu falar?!


Página 4
 Finalmente a Prefeitura limpou o terreno dela

O mato no terreno aí na foto não existe mais, finalmente o imóvel ficou limpo como sempre deveria estar, pois, afinal a área pertence à Prefeitura de Ituverava, que pela lógica deveria dar o exemplo, principalmente no momento com as ameaças de doenças que amedrontam os brasileiros.
Parece até que se não houvesse o perigo das doenças, a Prefeitura não limparia o seu terreno.
Para lembrar os leitores do Jornal Regional, o referido terreno foi adquirido pela Prefeitura há tempos, segundo consta, para ampliar o Laboratório de Análises Dr. Nelson Soares de Oliveira, mas que até hoje não se falou mais no assunto.
É importante salientar que o imóvel ocupado pelo laboratório é pequeno e não atende as necessidades nem dos funcionários nem do público que lá vai. Quem sabe agora o prefeito Walter Gama Terra decida antes de terminar seu mandato, em dezembro próximo, iniciar a construção de um prédio melhor e mais amplo para o Laboratório Municipal Dr. Nelson Soares de Oliveira.

A foto

Normalmente as fotos da lua são feitas à noite ou ao entardecer, com a lua cheia, bonita e esplendorosa. Mas fotografar a lua numa manhã de sol brilhante, por volta de oito horas, não é qualquer dia que se consegue. Como foi o caso dessa lua fotografada em plena luz do dia em Ituverava. E graças à foto de Maria Luíza Bonini Amendola a lua pode ser vista aqui no Jornal Regional.
Página 5
Aedes Aegypti: inimigo público número 1
Welson Gasparini
Enquanto 2015 começava apenas com uma grande ameaça à saúde de todos os brasileiros – que era a dengue -2016 começa com três porque o aedes aegypti aumentou a sua potencialidade nociva ao transmitir, além da dengue, duas  doenças até há pouco praticamente desconhecidas: a zika e a chikungunya. Cada uma delas (a dengue, a zika e a chikungunya)  tem características diferentes mas um ponto em comum: são transmitidas pelo mesmo mosquito.  O aedes, portanto, é o grande vilão, é o inimigo a ser combatido sem qualquer trégua porque ele é implacável na sua contaminação!
Leis para combater essa praga, no âmbito do município de Ribeirão Preto, existem e, no entanto, aquela cidade enfrenta sua quarta epidemia de dengue no curto prazo de sete anos. Esse drama atual, acredito, poderia ter sido evitado ou, ao menos, minimizado, se houvesse efetiva aplicação do “Programa de Ações Permanentes de Orientação e Controle da Dengue”, resultante de projeto do ex-vereador Sebastião de Souza que promulguei como prefeito da cidade, no início de 2005, estabelecendo:
“Artigo 1º - Fica por esta lei autorizado o chefe do Executivo Municipal a instituir “Programa de Ações Permanentes de Orientação e Controle à Dengue”, o qual será definido pela Secretaria Municipal da Saúde, com o envolvimento e a participação de todas as Secretarias, Autarquias e Empresas Públicas Municipais. 
Artigo 2º - A aplicação do “Programa de Ações Permanentes de Orientação e Controle à Dengue” será desenvolvido e coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, devendo o mesmo ser realizado de forma cotidiana e permanente, no âmbito do Município. 
Artigo 3º - As atividades referentes ao “Programa de Ações Permanentes de Orientação e Controle à Dengue” consistirão no envolvimento de toda a sociedade civil organizada, por meio de palestras em clubes de serviços, associações de bairros, templos religiosos e demais locais públicos, além de mutirões educativos de conscientização dos moradores da cidade, como também de trabalhos de formação dos alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino. 
Artigo 4º - Poderão participar como agentes colaboradores do “Programa de Ações Permanentes de Orientação e Controle à Dengue” voluntários da sociedade civil organizada, por meios de suas associações de classes e bairros, clubes recreativos, entidades religiosas, os quais deverão procurar a Secretaria Municipal da Saúde ou as Unidades Básicas de Saúde do Município para receberem informações de como colaborar no controle da propagação do mosquito Aedes Aegypti. 
Artigo 5º - A participação das escolas ocorrerá por meio de mutirões educativos, nos quais cada escola participante realizará este trabalho, com a orientação da Secretaria da Saúde e da Educação, visando a conscientização da população sobre riscos da dengue, como também a formação das crianças participantes no sentido de torná-las agentes e multiplicadores mirins no controle ao mosquito da dengue no Município.” 
O combate ao Aedes Aegypti deve ser prioritário e envolver todas as forças vivas porque é, efetivamente, um inimigo público  cuja capacidade de reprodução torna-o uma ameaça perene ao próprio bem estar da família brasileira.... (Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeit
o de Ribeirão Preto)

Achatina Fulica – o caramujo gigante

Com esse nome difícil, Achatina Fulica, esse molusco parece que está incomodando a vida do brasileiro.
Não bastasse o terror que está sendo a epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito da dengue, parece que estamos também sofrendo uma invasão de caramujos gigantes. Ao que se sabe, esse caramujo, de origem africana, foi introduzido no Brasil em 1988 visando o cultivo de um substituto para o escargot  que é um molusco comestível de alto preço. Quando criado sob controle, o caramujo africano não oferece riscos à saúde. No entanto se torna uma praga quando se perde o controle da situação pois o caramujo se reproduz rapidamente.
Esse caramujo, se contaminado, transmite ao ser humano um verme causador de meningite e também transmite o parasita causador da angistrongilose  abdominal.
Consultada a Vigilância Sanitária de Ituverava, fomos informados de que o combate à praga deve ser feito de forma manual, com luvas ou sacos plásticos, juntando-os em um único local e aplicando  sal, cal ou cloro sobre os mesmos. E lembre-se de que não se deve nunca tocá-los sem luvas.
Não se deve esmagá-los, pois dessa forma os ovos serão liberados e se reproduzirão.

Página 6
Jornal de Sucupira
- O que você pretende para o novo ano
 que tá começando?
- As mesmas coisas que queria no ano passado...
                               ****
- Oia, este ano que a gente tá, que eu já perdi a conta,
nem sei que ano a gente tá agora, eu só sei que é
uns dois mili e lá vai pedrada...
- Vamo logo, ó xente, diz logo que que cê qué em
dois mili e dezesseis?
- Querê eu nunca quero nada prá mim, eu só quero
ficá rico, muito rico, queném o Lula.
- Mas aí cê vai precisá entrá na política e cê falô
que num gosta de política...
- Vigimaria, gosto sim...
                               ****
Saúde
- Dotô eu tô com uma doorrr de barriga!
- Vai ali no banheiro...
- Mas lá num tem água e nem papeli...
                               ****
- Olha, estive aqui vendo o seu caso, a senhora
vai precisar fazer um exame completo.
- Mas, eu já fiz, dotô, e foi o dotô memo que pediu...
- Ah, é verdade, agora que estou vendo aqui...e o que
deu no exame?
- Ué, num sei dotô, o senhori é que deve sabe.
- Eu? Então a senhora volta qui na semana que vem...
                               ****
- Quero marcá uma consulta de vista.
- Consulta de vista?
- Péraí, de vista não, é  de olho, de enxergá...
                   ****
Escola
- Meu filho, você gostaria de se formar em que?
- Quero ser grevista...
                               ****
- Minha filha, que escola você quer frequentar?
- Eu quero essas que estão sempre em greve...
                                ****
- Professor, neste ano minha filha vai ser sua aluna.
- Olha meu bem, eu não sou professor, sou professora...
                               ****
Política
- Vem cá, e essa tar de Dirma, sai ou não sai?
- Acho que nóis é que vamo tê que sair...
                               ****
- E o Lula? A polícia vai chegá nele?
- Isso aí é mais ou menos igual aos filmes de bandido.
O chefe só manda assaltar e os fruto dos assarto vão
tudinho prele...
                               ****
- Qual a diferença entre a Dilma e o Obama?
- Aaahhh, muita diferença. A Dilma a gente não entende nada...
                               ****

Colégio Objetivo forma alunos do Ensino a Distância da UNIP
Foi realizada no dia 7 de novembro de 2015 a solenidade de colação de grau de cinco alunos do Ensino a Distância (EAD), nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social. A cerimônia foi realizada no Colégio Objetivo, que é o polo da UNIP em Ituverava.
Participaram da solenidade, diretor da escola Rômulo Zanella, representando a direção do Colégio Objetivo, o corpo de tutores, monitores e supervisores. “A formatura de mais uma turma representa o crescimento do Ensino a Distância na cidade”, afirma Zanella.
“Conseguimos proporcionar uma opção a mais de capacitação para pessoas entrarem para o mercado de trabalho. Além disso, estamos orgulhosos pelo esforço de cada um dos alunos, pois sabemos que a modalidade a distância exige mais que um curso presencial. Parabenizamos os formandos do 2º semestre de 2015 por mais uma conquista em suas vidas. Tenho a certeza que farão a diferença por onde passarem”, enalteceu.
O diretor destacou que a parceira entre o Colégio Objetivo e a UNIP foi formalizada em 2007, porém somente este ano que o colégio alavancou a divulgação de cursos nesta modalidade na cidade e região. “Desde o início da parceria já formamos mais de 100 alunos em cursos de graduação e pós-graduação”, observa o diretor.
Vantagens do ensino a distancia
Ainda de acordo com Zanella, o ensino a distância oferece várias vantagens. “Entre elas estão a flexibilidade, melhora do senso de organização, diversas opções de plataforma de aprendizagem através de tablete, celular ou computador, dentre outras. Além disso, muitas empresas têm preferido pessoas que tenham feito cursos a distância pelo fato de desenvolverem autonomia e organização do profissional”, ressaltou.
“Aproveito para lembrar que o processo seletivo para o ano de 2016 já está com inscrições abertas para aqueles que têm interesse em realizar um curso de graduação ou pós-graduação pela UNIP a maior universidade particular do Brasil”, conclui Rômulo Zanella.






















Página 7
Memória
Em junho próximo Antonino Amendola, o Nino, completaria 90 anos de idade. Ele faleceu dia 26 de janeiro último após longa enfermidade. Ele era filho de Paschoal Amendola e Rosa Campanella Amendola, e são seus irmãos Luiz Amendola (falecido), Norma Amendola Barini, Renato Amendola, Léa Amendola Freitas, Roberto Amendola, Edda Maria Amendola Salvino (falecida), José Maurício Amendola e Lucerna Amendola Serejo, e seus cunhados Lauro Barini (falecido), Arminda Marques Amendola, Antônio Alves de Freitas, Silô Abdalla Amendola (falecida), Carlos José Salvino, Ercília Maria (Cica) Sampaio Amendola (falecida), Maria Luíza Bonini Amendola, Luiz Serejo e Maria Helena Fiuza.
Nino e Dalinha tiveram duas filhas, Clélia, casada com Estevam Alves, e Bernadete, casada com José Alberto Contart de Assis. São suas netas, Stefânia e Lígia, filhas de Clélia e Estevam e Mariana e Gisele, filhas de Bernadete e José Alberto. São seus bisnetos, Maria Eduarda, Henrique e Aline.
O professor Nino era muito querido pelos alunos, que se tornaram seus amigos ao longo dos tempos, bem como gozava da amizade com todos os seus colegas professores e diretores e funcionários de escolas.
O seu exercício na profissão de professor não o impediu de participar de várias atividades em diversos setores da vida ituveravense. Nino foi vereador também, no tempo em que não havia salário algum. Pelo contrário, nos dias de sessão da Câmara de Vereadores o salário de professor de Nino era descontado na folha de pagamento do Estado porque, supostamente, ele teria faltado na escola, o que não era verdade pois as aulas eram de dia, e as sessões da Câmara dos vereadores eram no período noturno.
No entanto, a grande motivação da sua vida foi realmente o Lions Clube. Tendo sido ele um dos fundadores do clube em Ituverava, deixou a sua marca em todas as atividades do Lions como, por exemplo, o Abrigo de Idosos, obra realizada com grande esforço e luta de todos os leões, como são chamados os integrantes do clube de serviços.
Nino Amendola cuidava das atividades do Lions Club local como se fosse uma extensão de sua família.

Nino, na década de 40, como outros filhos de Paschoal Amendola, trabalhou no antigo Posto São
Luiz. Na foto estão Nino, o cunhado Lauro Barini e o irmão Renato.



Jogou futebol também. Em pé, Fábio Lacerda, Xim, Rui Lacerda, Ibrahim, Zé Maurício, Orcalino. Agachados: Luiz Amendola, Zé Coimbra, Nino, Arlindo Gato e Cobrinha.
 

                        









   Nino e sua querida Dalinha.
 
 Paulo Rodrigues dos Santos, sua mulher Clélia e Nino numa cerimônia do Lions.


Nino e irmãos Norma, Zé Maurício, Lucerna, Léa, Roberto e Renato. 
                        
     



Nino e as filhas Clélia e Beta, em seu aniversário de 75 anos.






Página 8
O dia em que dei a luz
José Maurício Amendola
 Sempre gostei de ajudar a resolver problemas de Ituverava. Desde meus tempos de 18...20 anos de idade. Com 19 anos escrevi uma carta ao governador Jânio Quadros cobrando um auxílio do tempo de Adhemar de Barros mas que não chegava nunca a Ituverava. Meu padrinho Francisco Bandiera, italiano, adhemarista roxo, chegou pra mim e disse:  “Você, que é janista, vamos ver se consegue fazer esse governador mandar logo o dinheiro da Santa Casa de Ituverava, que está fazendo falta”. Não respondi nada. Escrevi uma carta ao governador e, na verdade não esperava por nada. A carta vai parar no cesto de lixo, pensei.
Passaram-se os dias, acho que depois de uns dois meses o Bandiera atravessou a rua e entrou no posto de gasolina do meu pai, o Posto São Luiz. Ao me ver, gritou alegre: “Olha aqui, Zezé (era como me chamavam), o telegrama, olha aqui”. No telegrama dirigido à diretoria da Santa Casa estava escrito: o dinheiro da Santa Casa já está depositado na conta da entidade na agência local do Banco do Estado de São Paulo.
Sempre fui assim, sempre gostei de pedir as coisas para minha cidade, mesmo contra a vontade dos prefeitos de Ituverava.
Um dos melhoramentos que pedi ao Governo do Estado fui atendido. Havia um presidente da Cesp, que eu sabia era muito amigo do Eduardo Suplicy, do PT. Pois, bem, o bairro Jardim Guanabara permaneceu cerca de 8 anos sem energia elétrica, sem luz nas ruas e nas casas do conjunto habitacional. Falei com Suplicy e me orientou no sentido de promover um abaixo-assinado entre os moradores do bairro. Elaborei o abaixo-assinado e levei a um dos moradores e pedi-lhe que fosse de casa em casa solicitar as assinaturas.
Passaram-se uns 20 dias e procurei o mesmo morador para pegar o abaixo-assinado. Qual não foi minha surpresa quando o rapaz me informou que não conseguiu nenhuma assinatura porque, segundo ele, os moradores estavam com medo. Nem o próprio rapaz assinou. Pois bem, eu peguei o abaixo-assinado fiz o rapaz assinar à força, fui de casa em casa e fiz os moradores assinarem “na marra”.
Antes de mandar o abaixo-assinado para Suplicy, telefonei e disse-lhe que tudo tinha que ser feito em segredo porque se o prefeito ficasse sabendo, tudo iria por água abaixo. O prefeito não deixaria esse progresso chegar. Então lhe recomendei: que tudo ficasse em segredo.
Um mês após, o mesmo morador que não conseguiu as assinaturas do pedido, foi na minha casa e disse alegre e exaltado: ...”eles já tão colocando os postes e puxando os fios lá nas ruas do Guanabara”. Corri lá para ver. E vi. Então muitos moradores, donas de casa acenaram para mim, mas olhando para os lados para verem se o prefeito não estava por ali...






























                                                                                 


                                         


                                         
                                                           




Nenhum comentário:

Postar um comentário