quarta-feira, 22 de junho de 2011

Engler e Maria Helena retomam construção da ETE de São Joaquim


Se não houver imprevistos, obra deve ser iniciada no primeiro semestre de 2012.

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e a prefeita Maria Helena Vannuchi (PT) de São Joaquim da Barra definiram, na última terça-feira, 21, a retomada do processo para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Joaquim da Barra. Segundo o que ficou definido em audiência na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, a obra pode ser iniciada em 2012, dependendo apenas da elaboração do projeto, da consecução da licença ambiental e da viabilização do terreno.
Engler e Maria Helena foram recebidos pelo secretário Edson Giriboni. Ele falou sobre a extensa lista de municípios que aguardam a liberação de obra do mesmo tipo, mas que encontram dificuldades em pelo menos uma das três condições necessárias. “O secretário explicou as dificuldades de orçamento e comentou ainda que muitas cidades desejam uma ETE. Mesmo assim, argumentamos que São Joaquim já tinha um processo iniciado e suspenso em 2009 e isso contou ponto a favor”, diz Engler.
A Prefeita Maria Helena, entre o 
Deputado e o Secretário

A argumentação mencionada pelo deputado tem a ver com o esforço feito dois anos atrás para que a obra saísse. Na ocasião, imprevistos com adaptações do projeto necessárias para a obra impediram a liberação de recursos estaduais estimados, inicialmente, em R$ 6,8 milhões.
Pelo que ficou combinado na manhã da última terça-feira, 21, entre deputado, prefeita e secretário, o município tem até o fim de 2011 para providenciar um projeto atualizado da estação. Paralelamente a isso, precisa regularizar o terreno em que ela será construída e agilizar a licença ambiental do projeto dentro da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. “Nessa última tarefa, também seremos parceiros da prefeita Maria Helena, junto aos órgãos que emitem a licença”, garante o parlamentar tucano.
Cotado para ser novamente, pela 10ª vez, o relator do Orçamento do Estado para o ano que vem, Engler acertou ainda que vai buscar uma suplementação de verba para o Programa Água Limpa, que responde pelos investimentos em tratamento de esgoto dentro da pasta de Saneamento. Essa dotação seria carimbada especificamente para a obra joaquinense. “É uma garantia a mais de que a obra sairá desde que superemos os obstáculos de preparação do convênio”, afirma.
O fato de o secretário solicitar à Prefeitura de São Joaquim da Barra, através da prefeita Maria Helena, que proceda com as ações necessárias para a construção da ETE é causa de otimismo para o deputado. “Ninguém faz projeto, ou pede projeto, de uma casa que não vai construir, concordam? Tenho convicção de que esse reinício de trabalho tem tudo para ser consagrado com a obra no ano que vem”, declara.
Engler ainda ressaltou a importância da parceria estabelecida com a prefeita Maria Helena para que se retome o processo de construção da ETE. “É uma honra ser um instrumento da população de São Joaquim da Barra junto ao Governo do Estado por meio de uma solicitação da prefeita Maria Helena, uma pessoa que demonstra absolutos comprometimento e honestidade na defesa dos interesses da cidade que ela administra”, ressalta o tucano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário