terça-feira, 12 de julho de 2011

Jornal Regional - 16 de julho de 2011




Aqui, nessa capela ao lado, neste lugar, praticamente nasceu Ituverava a 16 de Julho de 1818, no Dia de Nossa Senhora do Carmo, que se tornou a padroeira da cidade por decisão das autoridades passadas e da maioria da população. A tela aí é uma pintura de Luí Bonini Amendola que usou a imaginação para criar a cena a partir da foto da capela.


Janela indiscreta 
Até parece que as cadeiras foram colocadas ali para que as autoridades vejam o estado desta calçada e para que as pessoas esperem sentadas pela reforma, porque em pé...
.
Inaugurado Centro de Promoção Educacional e Social em Guará
Parceria entre Prefeitura de Guará e Fundação Sinhá Junqueira já está funcionando .



Inaugurado na tarde de terça-feira (14 de junho de 2011), o Centro de Promoção Educacional e Social de Guará, convênio entre a Prefeitura de Guará e Fundação Sinhá Junqueira.

A Presidente da Fundação Sinhá Junqueira, Maria Luiza Escarano Arantes Rocco, diss

e da grande satisfação e alegria que sentiu quando da inauguração da unidade de Guará do Centro de Promoção Social Sinhá Junqueira. Agradeceu a todos que colaboraram com a parceria, em especial ao Prefeito Marco Aurélio Migliori, a Primeira-Dama Carminha, todos os funcionários da Prefeitura de Guará e da Fundação Sinhá   Junqueira.
Carminha, Primeira-dama de Guará, e
Maria Luiza Arantes Rocco, Presidente
da Fundação Sinha Junqueira
Disse que a concretização do sucesso do projeto depende da participação de toda população, pois o espaço é da população, e convidou a todos a usarem o que esse projeto tem a oferecer. “Para nós a construção de um futuro melhor já começou, muitas felicidades a todos e muito obrigado”! Finalizou Maria Luiza.






                       
              
            São parecidos?
                               É certo que alguns, ou até muitos, irão dizer que esses dois das fotos não se parecem, nem aqui nem na China. Mas muita gente já disse e agora outros tantos dirão, aqui e no Líbano, que eles se parecem. Ou, no mínimo, olhando para um lembra-se do outro.

Um deles reside no Brasil há 43 anos e em Ituverava está há 39 anos. Trata-se de Nazih Wajih Tannous, o primo, como todos os outros árabes. Ele é proprietário da Panificadora Biblos. Biblos, lá no Líbano, é a terra de Nazih.
Casou-se com Georgette Tannous e os dois são pais de três filhas, e avós de duas netas e um neto.
Nazih é conhecidíssimo em Ituverava e ele gosta de bater um papo com quase todos os moradores da cidade e, por isso, sua amizade é extensa e intensa por aqui. Nazih faz questão de dizer em alto e bom som: “Viu, primo. Sou feliz por ser brasileiro”.
O da outra foto, Omar Shariff, é conhecido no mundo inteiro devido as suas interpretações em dezenas e dezenas de filmes oriundos do Líbano, da Itália, da França, dos Estados Unidos, em filmes inesquecíveis como Lawrence da Arábia, Doutor Jivago. Funny Girl, A noite dos Generais, Uma amizade sem fronteiras, e tantos outros filmes de grande sucesso.




Por que Jesus dobrou o lenço?

                                                                        José Carlos Ficher

José Carlos Ficher
Diariamente eu recebo mensagens pela Internet enviadas por familiares, amigos e correspondentes dos mais diversos ambientes profissionais. Algumas são instrutivas, outras jocosas, outras ainda são humorísticas e muitas são de caráter religioso. Pois foi uma dessas, enviadas dias atrás pelo amigo Antônio Pereira de Souza, nosso conhecido “Pereira”, aposentado do Banco do Brasil, que me chamou a atenção pela originalidade e pela profundidade do seu ensinamento. A mensagem cujo título é “Por que Jesus dobrou o lenço?”, diz assim:
 “No Evangelho de João, capítulo 20, versículos 1 a 10, que descreve a Ressurreição de Jesus, lemos que: No primeiro dia da semana foi Maria Madalena ao sepulcro, de manhã, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. Correu, pois e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram. Partiu então Pedro e aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro. Corriam ambos juntos, mas aquele outro discípulo correu mais que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. E, tendo-se inclinado, viu os lençóis postos no chão, mas não entrou. Chegou depois Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro e viu os lençóis postos no chão e o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus, o qual não estava com os lençóis, mas dobrado num lugar à parte. Então entrou também aquele discípulo que tinha chegado primeiro ao sepulcro; e viu, e creu, porque ainda não entendiam a Escritura, segundo a qual Ele deveria ressuscitar dos mortos. Voltaram, pois, outra vez os discípulos para sua casa.

Como se vê, o Evangelho nos conta que o sudário, aquele lenço que fora colocado sobre a face de Jesus no túmulo, não foi deixado no chão como os lençóis. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço foi dobrado e colocado num lugar à parte, talvez na cabeceira da tumba da pedra. Isto é importante? Isto é significante? Definitivamente, sim.
Para poder entender a significância do lenço dobrado, nós temos que conhecer um pouco da tradição Hebraica daquela época. O lenço dobrado tem a ver com a relação entre o Amo e o servo, e todo menino judeu conhecia a tradição; E como sabemos, Jesus era descendente de Davi, de José e de Maria, os quais eram judeus.
Quando o servo colocava a mesa para a refeição do seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira como o seu Amo queria. A mesa era preparada corretamente com a comida, os talheres e um lenço dobrado ao lado do prato, e o servo esperava fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O servo não se atrevia nunca a tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição.
Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e sua barba com o lenço e jogaria embolado sobre a mesa. Segundo a tradição e os costumes daquele tempo, o lenço embolado sobre a mesa queria dizer: “Eu terminei”.
Porém, se o Amo levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo não ousaria tocar a mesa, porque o lenço dobrado queria dizer: ‘Eu voltarei’.

 Filosofia de Vida
Todos os dias Luiz Nagano está ali no posto de gasolina de seu filho Luiz Carlos Nagano, ajudando o filho e os funcionários quando é preciso. Mas, tem uma coisa que o faz freqüentar esse local de trabalho. São as flores, são as plantas. Nagano, o pai, cuida delas, das flores e plantas, como se fossem alguém da família. Ele tem um carinho todo especial para com elas. Luiz, quando não está ajudando no atendimento aos fregueses do posto de gasolina, senta-se um pouco, mas por poucos minutos, porque ele não agüenta ficar longe das suas flores e volta a acariciá-las, e há quem diga que parece que Nagano conversa com o seu jardim.


Jornal de Sucupira
Negócio

- To querendo abrir um negócio pra ganhar
um dinheiro a mais.
- Então abre uma farmácia.
- Vichi, mas farmácia já tem muitas.
- Então abre um bar.
- Nossa Senhora, bar tem de mais.
- Olha aqui, porque você não abre um
escritório de advogado, de contabilidade.
- Cruz credo, escritório já está cheio aqui em Sucupira.
- Quer saber de uma coisa? Quer saber de uma coisa, quer
ganhar muito dinheiro, mas muito dinheiro mesmo em pouco tempo,
monta uma prefeitura...
                               ****
Médico
- Muito bem, quer dizer que o senhor passa a noite
sem dormir e que fica só pensando nos problemas.
O senhor não pode levar para a cama os problemas,
sabe por que? Levar os problemas para a cama é o mesmo
que dormir com um fardo às costas.
- Mas, doutor, eu durmo com a barriga pra cima...
                               ****
Família
- Meu filho, você já está numa idade que provavelmente
já está pensando em se casar. Então, quero que você
me responda com sinceridade: você, meu filho, pretende
se casar com mulher ou com homem?
- Quê isso, pai, o senhor está pensando o que? Eu vou ser
bígamo...
                               ****
- Meu pai, vou dar uma notícia que o senhor vai ficar chateado.
Vou me separar da minha mulher e vou me juntar com um
rapaz que eu amo muito.
- Não estou nem aí. Pois eu vou te informar que vou largar
a sua mãe porque estou apaixonado por um moço...
- Nada disso, pai, o senhor não vai fazer isso com minha mãe...
                               ****
Escola
- Tia, professora a gente escreve com 2 Esses ou com C Cedilha?
- Pode escrever tia mesmo...
                               ****
- Professora, essa menina aqui de trás está copiando tudo de mim.
- Sente atrás dela...
                               ****
- Tia, é verdade que antigamente professora tinha acento?
- É verdade, agora a gente tem que dar aula em pé...
                               ****
Advocacia
- Dotô adevogado, minha mulher tá passando a perna ni mim.
- Ué, passa a perna nela também...
                               ****
- Dotô advogado, o senhor precisa resolver o meu problema. Eu
assaltei um banco, guardei uma montanha de dinheiro na minha
casa e agora tá toda a polícia atrás de mim. O que faço?
- É fácil. Pura e simplesmente, você nega o roubo, igualzinho os políticos...
                               ****



São Joaquim da Barra inaugurou Centro Esportivo e Cultural “Nos Passos da Dança”


Aconteceu na manhã de 6 de julho, no Parque dos Trabalhadores a inauguração do Centro  
Esportiv
o e Cultural “Nos Passos da Dança”, dos Setores de Esporte e Cultura da Prefeitura de São Joaquim da Barra.

O evento contou com a presença da prefeita Maria Helena Borges Vannuchi, do presidente da Câmara Municipal o vereador Rodrigo Nicolau e do vereador Eurípides Barcenulfo Rissato (Oripinho da Auto Escola), dos assessores André Furlan (Esporte e Lazer) e Carmen Consuelo de Freitas Silva (Educação e Cultura), do Tenente da Polícia Militar Thacio Pedroso e do policial militar Junior, professora de Balé Denise Marioto, além de pais, alunos do Projeto “Nos Passos da Dança”.
Oficialização da inauguração do "Nos Passos da Dança"
pela prefeita Maria Helena (à direita)
Esse é mais um investimento da Administração no Parque dos Trabalhadores que está recebendo importantes benefícios proporcionando para a população joaquinense lazer, entretenimento, esporte e cultura.
O local já recebeu melhorias nas quadras e no Ginásio de Esportes, incluindo Quadra de Tênis, Centro de Treinamento de Judô, Quadra de Vôlei de Areia e em breve ganhará outros espaços destinados para os joaquinenses.
Logo após a inauguração do Centro Esportivo e Cultural “Nos Passos da Dança”, aconteceu festa junina entre os integrantes do projeto de balé e seus familiares.
O Projeto “Nos Passos da Dança” de Balé atende crianças de seis a dez anos de idade. Esse projeto visa atender crianças carentes, promovendo a inclusão social e cultural.





Nenhum comentário:

Postar um comentário