quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Jornal Regional - 30 de novembro de 2013






















Primeira Página


Um bosque público
é no que poderia ser transformado este local que está na foto acima.
 Trata-se de uma propriedade particular, mas que há anos está sem aproveitamento. É o que parece.
 Por isso, o Jornal Regional sugere à Prefeitura que entre em contato com os proprietários (família Peixoto) para que, de modo inteligente, o local seja transformado em um bosque público. O local é muito bonito e agradável. Fica na Avenida Quércia.


Este orelhão ainda está aí?

O Jornal Regional volta a mostrar o problema
. O que esse orelhão está fazendo aí?
 Pouca gente usa e só atrapalha os pedestres.
 Será que só a CTBC e a Prefeitura não vêm isso?







Dona Lucy
 Na Página 6 em Espaço de Arte o leitor vai encontrar uma tela inédita da artista plástica ituveravense. Também é de Lucy Soares a tela ao lado..









Página 2
Estamos aqui para aprender
José Carlos Ficher
Não me lembro o remetente e nem tenho conhecimento da autoria. Mas, como tantas outras, recebi pela Internet uma linda mensagem que fala sobre a nossa constante procura de um sentido para a nossa vida.
Sendo assim, resolvi transcrevê-la para apreciação dos nossos leitores. Com belas ilustrações de artistas famosos, uma linda música de fundo e com o título “Estamos aqui para aprender”, a mensagem diz assim:
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos”. (J. Campbell)
Para uns a jornada é curta e agradável. Para outros, a jornada é acidentada, e em alguns momentos, dá vontade de desistir...
Ao contrário do que você pensa, são nesses momentos que algo muito maior está acontecendo.
Estamos aqui para aprender, não para sofrer...  Abandone o passado...  Desbloqueie sua paralisia afetiva.  À medida que ganhamos experiências, um pouco mais nos é revelado. Abra-se!
Ninguém é igual a ninguém e ninguém é perfeito. A vida vai dando coisas com que você consegue fazer, conforme você vai aprendendo a lidar com elas.
É assim que a vida funciona.
Avançamos no caminho espiritual através dos relacionamentos.
Deepack Chopra escreveu: “Seja qual for o relacionamento que você atraiu para dentro de sua vida numa determinada época, ele foi aquilo de que você precisava naquele momento”.
Repare: Nada é por acaso.
Nós nos colocamos em uma espécie de ‘trilha’, que sempre esteve aí, o tempo todo, à sua espera. Você elegeu seu destino.
A vida que você tem que viver é essa mesma.
“Você não consegue mudar o que não consegue encarar”. (James Baldwin)
Por isso, onde quer que você se encontre, é exatamente onde precisa estar neste momento.
Quando você estiver pronto para fazer uma coisa nova, de maneira nova, você fará.
Há sempre alguém à espera da pessoa na qual você está se transformando. Talvez você ainda não esteja pronto para reconhecê-la.
A cada momento, cada um de nós está passando pelo processo de Ser e de se tornar. Como as pessoas, os nossos relacionamentos também mudam. E ainda há muito a aprender sobre a Vida...
Ainda há muito a ser realizado.
Apesar de muitos problemas, há Esperança, Fé, Alegria, há o AMOR.
Deus sabe de tudo que nos é necessário para evoluir, antes mesmo de nós!
Diga sempre: “Obrigado, Deus, por me amar o suficiente e permitir que me aconteça somente aquilo com que eu consigo lidar quando acontece. Obrigado por Quem eu me tornarei através de tudo o que me acontece”.
Seja feliz sempre.



Página 3
Hospital de Câncer

Orlândia, São Joaquim e Igarapava mantêm casa de apoio em Barretos

Casa de Igarapava
A prefeitura de Igarapava inaugurou a sua casa de apoio aos seus moradores que fazem tratamento no Hospital de Câncer de Barretos. Como é sabido, quem faz tratamento através da quimioterapia ou radioterapia sofre muito com as viagens, levando-se em consideração que normalmente esses tratamentos são diários e ocorrem por longos períodos. Mas, é importante salientar, que qualquer tratamento, desde uma simples consulta médica provoca apreensão e desassossego nos pacientes e acompanhantes.
O prefeito Carlão não dormiu no ponto e tratou logo de oferecer comodidade e bem estar aos que necessitam de atendimento médico na cidade de Barretos. Agora os pacientes e acompanhantes têm bom transporte e uma casa para seus momentos de repouso.
Orlândia e São Joaquim da Barra
Orlândia, por outro lado, mantém uma casa de apoio em Barretos já há três anos, desde a administração anterior e que está sendo mantida pela prefeita Flávia Mendes Gomes. Já o atual prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo Mian, não dormiu no ponto também e tratou logo de resolver esse problema. O prefeito de São Joaquim procurou a prefeita de Orlândia e as duas prefeituras se associaram para a manutenção da casa de apoio. Então, agora a casa em Barretos é de Orlândia e de São Joaquim da Barra.
Casa de Orlândia e São Joaquim da Barra
A casa de apoio alugada era mantida pela Prefeitura de Orlândia desde 2010 e fica a cem metros do hospital. A casa tem quartos, sala, banheiros, cozinha e ampla área de lazer para comodidade dos pacientes e acompanhantes, que podem ainda desfrutar das refeições que são servidas ali diariamente.
Para a locação do imóvel as duas prefeituras pagam R$ 1.900,00 por mês, além de manter funcionárias para limpeza, alimentação e manutenção do local.













                                                           




 Página 4
Entra este, sai aquele e o imóvel continua na mesma

Dentro do antigo Feirão está assim. Cheio de tranqueira. 
Tem até uma caminhonete, e um carro com chapa de
 São Paulo. Mistério!!!






Já a vários prefeitos que o Jornal Regional vem reclamando sobre o estado em que se encontra esse imóvel que o leitor vê aí. Este local é conhecido pelos ituveravenses como Feirão, pois ali funcionava um posto de venda de produtos como legumes, verduras, 
carnes, ovos, enfim produtos de uso doméstico. Há muito tempo, no entanto, que o prédio está assim, completamente abandonado. E os prefeitos, lamentavelmente, parecem não saber o que fazer com o imóvel.
Mas, muita coisa pode ser feita aí neste prédio, além de voltar ao que era, mas sempre para melhor. Nesse espaço, que não é pequeno, pelo contrário, é grande, cabem muitas repartições públicas municipais, se a Prefeitura quiser.
Se o leitor observar bem, vai ver que Ituverava conta com mais de uma dezena de imóveis públicos abandonados. E, ao mesmo tempo, a Prefeitura tem alugado dezenas de imóveis particulares. Será que o prefeito, os secretários, os vereadores não vêem isso?































                                                                         Página 5
O que eu mais gosto no Amor à Vida é aquela folhinha que cai
Maria Novakasotras

Tem hora que me dá uma raiva das novelas, mas não adianta a gente fugir delas, pois a Globo mostra para nós mil e uma novelas! E não adianta a gente comentar: não vejo mais novela, e pronto. Porque não é verdade, a gente não aguenta ficar sem ver novela da Globo. Não é como antigamente, quando a gente saia de casa e ia ao cinema, ia dar uma volta na praça, ia conversar com as amigas, os amigos. Agora é assim e está acabado.
Então, já que é assim, aceito com a maior humildade as benditas novelas da Globo. Acontece que a Amor à Vida tem algumas coisas que não entendo. Puxa vida, como tem mulher má nela. A única boazinha morreu no altar e deixou tudo para um namoradinho que só fica rindo. Rindo a novela inteira. Depois de tantos meses ele está rindo até hoje.
Acho que eu não sirvo para contar ou comentar novela. Sabe por que? Porque não aceito nada do que eles falam ou fazem nos capítulos. Por exemplo, o Antônio Fagundes sempre foi um homem inteligente, esperto, desta vez é um homem burro. Será que ele não vê que essa tal de Aline só quer dar o golpe do baú?
E outra coisa. Esse Antônio Fagundes que estamos vendo agora, puxa vida, é pai de todo mundo na novela. E o interessante é que a mulher dele, a Suzana Vieira, não vê que aquele monte de filhos do marido dela não saiu dela?! Tenho a impressão de que o diretor ou o autor da novela pensa assim: olha, faz de qualquer jeito, o povo não vê, não percebe.
Acho que é isso mesmo. Na vida real o povo não percebe nada. E tem os que percebem e ficam quietos. Você não vê aí quanto ladrão temos na política e o pessoal ainda torce por eles, escrevem a favor deles?!
Agora, você poderá me perguntar: como você sabe quem roubou ou não roubou, entre os políticos? Ora, não é tão difícil assim. Se, por causa da política, por causa dos cargos que ocupou, o camarada mudou de vida, ficou uma pessoa rica, milionária, e não era antes, ora, está na cara. O cidadão que está nessa situação é um ladrão, e como tal deve ser punido, preso, seja ele quem for, se é o Lula, o Fernando Henrique, Sarney, Collor, Maluf, Palocci, Serra, Dilma, Lulinha, os prefeitos de todas as cidades, seja quem for. O que tem que fazer é investigar os caras.

Mas, quem vai pedir investigação de todo mundo? Eu? Uma pobre coitada que não tem vez nem voz? Ou será o Félix, da novela? Por falar na novela outra vez, quero lembrar que o que eu mais gosto na novela Amor à Vida é aquela folhinha branca, de uma flor, que vai caindo, caindo, até se transformar numa crase.





















                                                                                                    Página 6
                         Espaço de Arte
 Lucy Soares César é um nome marcante em Ituverava e em várias cidades como um dos principais pontos de referência do setor das artes em geral, sendo a pintura o seu carro chefe e exemplo dentre os setores culturais de que sempre participou. Ela não só fez seu próprio trabalho, deixando-nos uma boa quantidade de obras suas como foi também uma grande incentivadora de novos talentos nos vários setores da arte e do artesanato de Ituverava.
Hoje, com seus 91 anos, Lucy Soares mantém ainda um bom papo. E ao longo desses anos todos é possível observar que se perderam ótimas oportunidades de colocar no comando da cultura municipal uma pessoa certa para o lugar certo, como é o caso de Lucy Soares.

A foto desta arte que o leitor vê acima mostra um trabalho de alto nível e de muita imaginação. Lucy recortou tecidos em forma de flores, uma a uma, pintou as flores, juntou tudo como se fora um buquê, passou uma cola por cima e transformou tudo isso numa bela tela, num belo quadro. Este trabalho foi dado de presente por Lucy Soares ao casal José Nelson Tamura Hida e Cláudia de Paula Hida há 17 anos, em 1996, no dia do casamento deles, que, gentilmente nos foi cedido para o nosso Espaço de Arte.

Lucy hoje reside na casa de seu filho Cláudio César e de sua nora Antonieta, e tem como acompanhante Alda Francisco da Silva. “Alda vive aqui comigo há 23 anos”, lembra Lucy.


                                                                                      Pagina 7



Página 8
Frei Beto diz que agora o PT só quer projeto de poder
Frei Betto
Entrevistado pelo jornal gaúcho Zero Hora, de 24 de novembro último,
 frei Beto, de 69 anos, disse que Lula teria condições
 de no primeiro ano de governo, com todo
 o apoio popular que recebeu, ter feito uma reforma agrária.
 Continua: “Estamos com 10 anos de governos do PT,
 com todos os avanços que teve, com a inclusão
 de milhões de brasileiros miseráveis e pobres,
 mas não tivemos nenhuma reforma de estrutura.
 Penso que o PT trocou um projeto de Brasil
 por um projeto de poder. Permanecer no poder passou a ser mais
importante do que criar uma alternativa civilizatória para a nação Brasil”.

 













Página 9
Como foi que Lula escolheu Joaquim Barbosa

Em entrevista ao jornal Zero Hora, de Porto Alegre, de 24 de novembro último, o conhecidíssimo Frei Betto, amigo do ex-presidente Lula, do qual foi assessor, deu uma informação muito importante, que não havia chegado ao conhecimento de outros meios de informação e, por esse motivo, também não chegou ao povo.
Como foi que o ex-presidente nomeou Joaquim Barbosa para o Superior Tribunal Federal, se Lula nem o conhecia. Frei Betto disse ao Zero Hora: “Márcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça, chegou a mim e disse: o presidente Lula quer nomear um negro para o STF, você sabe de algum nome?” Eu conhecia Joaquim Barbosa e respondi: “Conheço este aqui”, e dei o cartão dele com endereço e telefone.O leitor do Jornal Regional pode procurar o Zero Hora de 24 de novembro que vai ler uma bela entrevista com o Frei Betto sobre vários assuntos. Compensa procurar na Internet.













Página 10
Jornal de Sucupira
- Cê viu? O PT trouxe médicos de Cuba porque
os daqui não estão dando conta do recado.
- Então o PT devia trazer pra cá os governantes de lá
porque  aqui o PT tá óóó, com dedão da mão virado pra baixo...
                ****
- Como você acha que a Dilma está?
- Acho que está mais gorda...
                ****
- Eu acho que a Dilma devia fechar a Globo.
- E ela é boba? Se fechar quem é que vai fazer
a propaganda do governo dela?...
                ****
Prefeitura
- Vem cá, cê tem visto o nosso queriiido prefeito por aí?
- Nos jornal, né? E sempre falando que tá fazendo isso,
fazendo aquilo, vichi um monte de coisa...Nos jornal, né?...
                ****
- Puxa vida, já faz um ano que o novo prefeito está aí, né?
- Puxa vida, até passá mais treis ano!...
                ****
- Cê viu? Diz que quem pagá o Iptu direitinho vai ganhar um prêmio.
- Qual é o prêmio?
- Vê o dotô prefeito...
                ****
Saúde
- Qué dizê que ocê foi tratado por médico cubano, e qual foi a receita?
- Ele disse: se ay gobierno jô soi contra. E eu falei prele: aqui ou lá?...
                ****
- Então a garota está com dor na perna?
- Aqui na coxa, bem em cima, o doutor quer ver?...
                ****
- Doutor, eu estou com dor de dente.
- Dor de dente é com o dentista, e eu sou médico.
- Uái, se doutor olhasse o meu dente o senhor iria ver que
 minha garganta está inflamada...
                ****
Escola
- Assim que você resolver esse problema faça a prova dos nove.
- Aaahhh, não, professora, num pode fazê prova dos 5?...
                ****
- Quem descobriu a televisão?
- Prá ser tão ruim assim, só pode ser o Teló ou o Luan...
                ****
- Glorinha, quem descobriu Sucupira?
- Ah, sei lá professor, uns dizem que foi um, outros dizem que foi outro,
mas pra mim foi o prefeito porque ele nem sabia que isso aqui existia...
                ****
- Professor, me responda esta questão: com esse negócio de homem fugir
com outro homem...
- Espere aí, trata-se de algum roubo, assalto?
- Não, querido professor, com essa história de homem fugir com outro homem
e mulher se juntar com outra mulher, o que o senhor acha?
- Bem, minha querida aluna, essa idéia me atrai, bem entendido, sendo para roubo,

um assalto, ou coisa assim, evidentemente...



















Página 11
Memória

Em 1957, 15 de fevereiro, na igreja da cidade de Guará, houve o casamento de Leontina Baptista, a Tina, como é conhecida, e Jorge Elias, proprietário em Ituverava da antiga Casa Pernambuco, onde hoje se acha a loja da Tina, uma casa de confecções femininas. O casamento de Tina e Jorge durou 44 anos, até o falecimento de Jorge.
A foto faz lembrar que quando Jorge ia a Guará, aos sábados e domingos, para namorar Tina, ele dava carona a Paulo Nunes (Macarrão), José Maurício, o corretor de carros Teixeira, Donato e Waldomiro, que, por sua vez, iam a Guará para algum “bailinho”, animado por Arthur Bini e sua orquestra.

Em 1957, no dia 15 de maio, em Ituverava, aconteceu o casamento de Lourdes e Jesus Rodrigues, que todo mundo conhecia também por Capucha. Na foto aparecem da esquerda para a direita o Nona, o Capucha, a Lourdes, e o Zequinha Cláudio.

Numa outra data, um “bailão” na  Associação, com destaque para o casal Capucha e Lourdes. A foto faz lembrar os famosos bailes havidos no principal clube de Ituverava, com a presença de famosas orquestras, como a de Ruy Rey (Rio de Janeiro), Dick Farney (S.Paulo), Casino de Sevilla (Espanha), Tupã (Ribeirão Preto), Pedrinho (Guararapes), Guarani (S.Joaquim da Barra), etc.etc. Além dos bailes na Associação, Ituverava contava também com bailes na Sociedade Liga Operária e Princesa Izabel, além de uma boate.























Página 12
“Hoje, Dia da Bandeira, fui à cerimonia de troca da Bandeira Brasileira no início da Av. Dr. Soares de Oliveira. Além da troca houve a incineração de Bandeiras que já não podem mais ser usadas. Uma cerimonia cívica lindíssima, que deveria ser assistida por todos os escolares da cidade e por todos os cidadãos do município. Puro Civismo. Parabéns ao Sargento Marcelo Duque, instrutor do TG local pela iniciativa, parabéns aos atiradores pela beleza da apresentação. Respeito à Pátria e aos seus Símbolos é dever de todos nós, brasileiros. Tudo lindo...de arrepiar.” (Professora Ana Thereza Couto Alves, dia 19 de Novembro, no Facebook).








Nenhum comentário:

Postar um comentário